Primeiro Ano de Aniversário do Blog Perspectiva Crítica!!!

    25
    0

    Pessoal, hoje faz um ano desde a primeira publicação do artigo de agradecimento que abriu oficialmente o Blog!! Fico muito feliz!

    Foram escritos 152 artigos. Foram apresentados 157 comentários (mas como eu respondo quase todos, pelo menos uns 80 devem ser meus..hehehe). Foi publicada uma resposta de autoridade pública. Foi publicada uma carta de um cidadão. Foram publicadas duas notas à imprensa de uma instituição particular de ensino. Houve exatos 13.351 (13:03h) acessos por mais de 30 países!

    Isso é um verdaderiro canal de comunicação direto do cidadão com a sociedade! Nós fazemos nossa pauta. Nós apontamos os temas que nos interessam. Pelo menos dez por cento dos artigos escritos o foram por sugestão dos leitores do Blog.

    Juntos discutimos os rumos econômicos, a bolha imobiliária (que acredito que já começa a murchar e isto será visível até o fim do ano), os mecanismos de contenção da inflação a par do aumento de juros Selic (como China faz, por exemplo), as medidas macroprudenciais, discutimos questões sociais sobre educação, segurança, defesa nacional, produção de energia, ambientais, administração de serviço e servidores públicos, comparação da economia brasileira com a estrangeira, comparação da quantidade e qualidade do serviço público brasileiro e estrangeiro.

    Acredito que temos um caminho novo, participativo e que se consolida. Tudo começou como desabafo contra o mau jornalismo, o jornalismo indutivo, o jornalismo desinformativo, e agora temos o nosso próprio jornalismo. Um jornalismo voltado para os interesses exclusivos das pessoas físicas, do cidadão, do contribuinte individual. Nós precisamos de abordagem dos temas e fatos políticos, econômicos e sociais pelo prisma do nosso próprio interesse, para impedir que sejamos induzidos por grandes empresas jornalísticas que têm o interesse informativo naturalmente focado através do prisma de uma grande empresa.

    Esse exercício cidadão da discussão de temas sociais de forma direta entre os cidadãos e com publicidade similar ao de grandes empresas jornalísticas, já que o trabalho de digitar o nome dessa empresa é o mesmo de digitar e acessar pela internet o Blog Perspectiva Crítica (e todos os outros), revolucionou a comunicação, revolucionou a pressão social pela qualidade informativa e pela difusão da verdade. Isto beneficia a sociedade, nós individualmente considerados, nossas famílias, o País, e até mesmo as empresas jornalísticas, mantendo-as na sua função precípua de buscar e investigar a verdade e não permitindo a elas a liberdade de publicar o que quiserem, contando com a falta de crítica social sobre o que fazem.

    Alguns dizem, e eu concordo, que a internet trouxe de volta a oralidade. Você escreve quase como fala e isso traz maior pessoalidade na transmissão da informação. A comunicação fica mais humana, por incrível que possa parecer. Além disso, essa oralidade intensa traz ou aproxima nossa sociedade atual do exercício da crítica e retórica pessoal, direta e aberta, característica das Repúblicas Romana e Grega da Antigüidade.

    O cidadão tem realmente voz e peso. Isso é incrível. Não é impossível a idéia de que isso, algum dia, possa desaguar no fim da representação indireta, já que se você pode votar por si mesmo, para que Vereadores, Deputados e Senadores? É claro que isso não ocorrerá, pois eles são profissionais que vivem diariamente de organizar as informações sociais, chegar a representantes sociais, a líderes sociais, sentir as necessidades, captar anseios e transformá-los em projetos de lei e a complexidade da sociedade atual torna impossível a organização social, ao meu ver, sem representantes legislativos. Mas só a idéia de que a representação direta pudesse ser adotada via internet já é algo incrível, não?

    Então é isso! Obrigado pela companhia por esse primeiro ano. Esse cananl continuará, porque é necessário, porque é útil à nossa sociedade. Este Blog é a nossa contribuição a uma sociedade brasileira verdadeiramente democrática. Meu compromisso com vocês segue renovado.

    E abaixo, apresento a lista dos dez artigos mais acessados em 365 dias do Blog Perspectiva Crítica:

    1 – Bolha imobiliária no RJ em 2010
    http://perspectivakritica.blogspot.com/2010/07/bolha-imobiliaria-no-rj-em-2010.html

    2 – Reconhecimento da bolha imobiliária – demorou, mas chegou.
    http://perspectivakritica.blogspot.com/2010/10/reconhecimento-da-bolha-imobiliaria.html

    3 – Relação Dívida/PIB Brasil x Mundo – Comparação – capacidade e planejamento de Investimentos/Gastos Públicos
    http://perspectivakritica.blogspot.com/2010/12/relacao-dividapib-brasil-x-mundo.html

    4 – Tropa de Elite 2 e o tema Corrupção x Ética
    http://perspectivakritica.blogspot.com/2010/10/tropa-de-elite-2-e-o-tema-corrupcao-x.html

    5 – Como se comportar em uma bolha imobiliária?
    http://perspectivakritica.blogspot.com/2011/02/como-se-comportar-em-uma-bolha.html

    6 – Exemplo de artigo informativo: “O poder da mídia” do Le Monde Diplomatique
    http://perspectivakritica.blogspot.com/2010/07/exemplo-de-artigo-informativo-o-poder.html

    7 – Serviço público bem remunerado: vantagem ou desvantagem para você?
    http://perspectivakritica.blogspot.com/2010/09/servico-publico-bem-remunerado-vantagem.html

    8 – Implantação de UPP e a assepsia do crime
    http://perspectivakritica.blogspot.com/2010/11/implantacao-de-upp-e-assepcia-do-crime.html

    9 – Perguntas inteligentes, Resposta publicada 4 – Bolha imobiliária RJ
    http://perspectivakritica.blogspot.com/2011/02/perguntas-inteligentes-resposta.html

    10 – Crítica ao artigo “O Guia Essencial dos Imóveis”, da revista A Época
    http://perspectivakritica.blogspot.com/2011/02/critica-ao-artigo-o-guia-essencial-dos.html

    Achei bem representativo do próprio objetivo do blog. Há temas sociais, políticos e econômicos… exatamente o nosso perfil.

    Um abraço a todos e Feliz Aniversário de aturação e paciência para todos vocês que tanto merecem!!! rsrsrsrs

    Seu amigo,

    Mário César

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui