Wikileaks: EUA tentaram sabotar Celso Amorim

    22
    0

    Repasso as informações do Blog Theotônio dos Santos sobre a mais recente informação do Wikileaks sobre as manobras norteamericanas para sabotar Celso Amorim e o “triunvirato esquerdista” no Governo Lula. Celso Amorim foi tido como “antiamericanista virulento” e suas posturas no Ministério das Relações Exteriores (MRE) teriam prejudicado a proteção de interesses americanos no Brasil.

    Nelson Jobim, segundo a informação, seria o canal de melhor comunicação com os americanos através de Clifford Sobel, atual embaixador americano e segundo a mesma fonte, se ressentia da falta de liberdade de negociação por causa do MRE.

    Também segundo a mesma fonte, o avião americano “F-18 Super Hornet” seria predileto entre a cúpula das Forças Armadas e pelo próprio Nelson Jobim.

    Essa última informação eu estranhei, já que o próprio Nelson Jobim já declarou em entrevista televisiva que comportamentos negociais anteriores dos EUA seriam considerados “maus antecedentes”, em clara indicação de não preferir o avião americano, se referindo à proibição de venda de Super Tucanos à Venezuela. O avião teria alguns componentes americanos e a proibição é efetiva, pois se desrespeitada os americanos não forneceriam as peças ao avião brasileiro. A preferência da cúpula das Forças Armadas pelo F-18 também estranhei. Mas a informação nesse sentido é conteúdo da mensagem diplomática americana e não direta de declaração de Jobim ou da cúpula militar brasileira.

    De qualquer forma, como a publicação é de Blog sério, repasso o link para o acesso aos detalhes: http://theotoniodossantos.blogspot.com/2011/08/wikileaks-eua-tentaram-sabotar-amorim.html

    p.s. 25/08/2011: texto revisto

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui