Três pontos: Copersucar, juros Selic a 7,25% e iminente aumento de IPTU no RJ

    40
    0

    Pessoal, estava devendo estes pontos. Aí vão.

    Copersucar compra empresa de Etanol americana – Excelente informação. Infelizmente não é o governo que está fazendo por onde podermos explorar nosso potencial de produtores de etanol de qualidade para expandir mercado mundial para nossa produção e venda de etanol. A área privada dá um passo importante. A Copersucar comprando empresa responsável por 9% do mercado de etanol americano cria um laço interessantíssimo para crescimento do mercado de etanol brasileiro. É óbvio que lá será vendido o etanol de milho (por causa do lobby local) e aqui o de cana, mais barato e eficiente, mas esse link é estratégico. Pode começar a ocorrer palnejamento em comum e (não tem outro jeito mesmo) join-ventures que possibilitem a entrada do etanol brasilerio nos EUA. Nunca é demais sonhar. O lobby do etanol de milho e o fechamento do mercado local para os americanos produtores de etanol de milho é ferrenho, contrário ao livre comércio pregado pelos americanos para as outras nações, mas é real e somente com divisão de lucros admitirão crescimento do etanol brasileiro… espero somente que os brasilerios que aplaudem os americanos, cobrem do governo e dos produtores nacionais que defendam também nossos interesses e nossa produção e não somente fiquem brandando como papagaios (ou ingênuos ou pagos) a adoção de livre comércio. Isso enriquece quem produz melhor. Mas não é adotado a nosso favor, como se vê no mercado de etanol.

    Juros a 7,25% – Lindo. o BACEN baixou com razão mais uma vez o juros SELIC e não houve muita xiadeira do mercado. Li inclusive elogios vindo da mídia de mercado. Que situação inimaginável em julhode 2011 e ainda depois.. mas realmente estamos agora em um limite. A inflação deve ser controlada… e está. Não há pressões estruturais para inflação no horizonte, a não ser por pressão de oferta (ou melhor falta de oferta – alimentos em especial) e não por excesso de demanda. Quando a inflação se apresentar (o que está difícil de acontecer), sendo por falta de oferta, não é para se atacar com aumento de juros selic como a mídia está falando, mas com investimento na produção dos bens faltantes, com importação e com medidas macroprudenciais. Somos o país com uma das (senão a melhor) melhores configurações e não há motivo para pagarmos selic alta!! Temos de aproveitar para alinhar nossos juros básicos e juros reais com os europeus, americanos e japoneses, porque estamos melhores. A hora é essa. Seguimos acompanhando.

    Aumento de IPTU  o RJ – Interessante a postura do Prefeito Eduardo Paes… prometeu não aumentar IPTU em campanha e assim que assumiu, disse que aumentará. Interessante. Argumentos para aumentos existem e o Freixo admitiu que reveria IPTU, correndo o risco de, sendo honesto e transparente, perder votos. Perdeu votos e a a população receberá o aumento de IPTU da mesma forma. Interessante.. veremos quais mais surpresas Eduardo Paes nos reserva e a seus eleitores. Se a revisão for ampla, seria justa. Se for só para as pessoas mais pobres ou perto de regiões antes conflagradas e agora seguras (por causa das UPPs) creio que criará alguma xiadeira justa que apontará tratamento descriminador, já que vários locais valorizaram no RJ. Para o mercado imobiliário, tanto para compra como para aluguel, o aumento de IPTU resultaria em mais uma pressão para reajustes de aluguéis e de preços de imóveis para baixo, apesar de com relevância e impacto pequeno. O impacto seria maior para queda de aluguel do que para queda de preço de imóvel, mas que é informação com impacto de viés de baixa para o mercado imobiliário, isso é. O correto não seria aumentar agora, mas daqui a quatro anos, caso os preços se mantivessem. Reajuste agora, caso venha correção, gerará problemas mais à frente.  

    p.s. de 09/11/2012 – corrigida a informação de Selic a 7,5%. A selic encontra-se, após última queda, em 7,25%.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui