Resistência de entidades à produção no Campo de Libra e realização de Copa do Mundo de 2014 – Non Sense

    27
    0

    Pessoal, eu já vi pichado em paredes “Não à privatização do campo de Libra!” “Suspendam os leilões de petróleo!” e até “Não haverá Copa do Mundo em 2014”. Essas bandeiras também foram vistas em alguns grupos nas movimentações nas ruas. Não dá.

    Estou abordando o tema somente porque é muito grave a continuidade de abordagens pobres em conceitos e em idéias como essas. Não é assim que se deve criticar o que se entende errado. Mas é claro que vale a manifestação de opinião. Vamos afastar essas duas abordagens específicas porque ambas empobrecem o brasileiro e devem ter sua força retórica afastada definitivamente.

    Primeiro, o Petróleo. Gente, acesse o artigo do Globo que comenta a resistência de entidades à produção do Campo de Libra ao argumento de que “estão entregando nosso petróleo a conglomerados estrangeiros”.  Acesse: http://oglobo.globo.com/economia/entidades-protestam-durante-audiencia-publica-da-area-de-libra-9380898

    Não há o menor sentido nisso. O edital preparado para a licitação do Campo de Libra é quase draconiano para as empresas estrangeiras!! Não digo que está errado em reservar quase 75% de tudo o que é produzido para o Brasil, porque países avançados como Noruega também adotam sistema de partilha, em que parte do petróleo fica com o País licitante. Mas lá parece que 40% fica com o Estado. Aqui você tem que até 30% tem que ficar com a Petrobrás e mais 45% de óleo fica com o Estado. É mais ou menos isso. Depois verifico os detalhes.

    Só daí você vê que as empresas estão praticamente sendo contratadas para explorar o Campo de Libra e sob o risco de, não achando nada no bloco cuja licitação ganhou, ficar a ver navios!!! Tudo bem, a atividade de petróelo é de risco mesmo. Tudo bem, os estudos geológicos parecem indicar que os risco de não se obter o petróleo é baixo e o petróleo ainda é de boa qualidade. Mas o que esse pessoal radical de esquerda ou radical verde está pregando é uma assintosa ignorância que cria risco de não conseguirmos explorar essa riqueza e obtermos proveito desse manancial que dobrará a produção de petróleo do Brasil em até 12 anos!! Vocês têm idéia do que é isso?!?!?

    São mais dois milhões de barris de petróleo por dia!!! Seremos um dos maiores produtores de petróleo do planeta, só que em uma democracia e não em ditadura do oriente! O dinheiro terá de ir para educação e saúde! Só que se demorar a retirar o petróleo ou se tornar muito draconianas as exigências para tanto pode ser que estrangeiras não queiram investir na produção!

    Quem tem 400 bilhões de dólares para investir no Campo de Libra pelos próximos trinta e cinco anos?!?! Você tem? Eike tem? A Petrobrás tem? O País tem? Não!! Ninguém tem!! Então como vai tirar o petróleo de lá, gênio defensor da ecologia pura e da riqueza do proletariado?!?! É triste.. triste porque o que publicam é mentira!! Estão enganando meninos e meninas de boa-fé dizendo que os leilões de petróleo não são de interesse econômico do Brasil enquanto são, e muito!!

    É urgente a necessidade de se extrair esse petróleo e viabilizar logo esses investimentos. São bilhões e bilhões de dólares que entrarão no Brasil e, por exemplo, se já estivessem entrando, aliviariam o Banco Central de aumentar juros selic, pois o impacto da alta mundial do dólar atual no nosso câmbio seria muito menor ou até nulo!!!

    Não querer que se realize a extração dos poços do Campo de Libra empobrece a Nação, atrasa investimentos bilionários (em dólar), atrasa criação de milhares de empregos, arrecadação de bilhões de reais em tributos e o investimento maciço em educação e saúde do brasileiro, o que beneficiará primeiramente os mais pobres!!!!

    Enquanto a gente não vende o petróleo do Campo de Libra, os EUA já desenvolveram o petróelo de xisto e estão criando problemas para viabilizar os investimentos no pré-sal, pois tirar petróleo de xisto é mais barato!!!

    Licitação de todos os blocos do Campo de Libra já!!!!! E ainda bem que está ocorrendo depois de o governo sabiamente efetuar o leilão de mais de 300 blocos no Norte e Nordeste!! Porque se fosse antes, não haveria dinheiro (ou seira muito mais difícil) para atrair o capital estrangeiro para algo que não fosse Campo de Libra!!!

    Lutar por extração responsável, sim!! Mas por suspensão de extração é burrice.. e das grossas!!!

    Essas entidades realmente não estão ajudando neste caso!!

    E a Copa?!?! Falarei rapidíssimo. Gente, é claro que há outras prioridades. Mas a Copa é compormisso do Brasil. Não podemos ser vistos como descumpridores de contratos e promessas. Deixem isso para a Argentina e Venezuela, Bolívia e Equador. Quem quebra promessa e contrato não atrai investimento, como esses países estão podendo ver.

    Parar um evento desta magnanimidade pode dar a ilusão de poder e de estar fazendo algo simbólico, mas não é isso o que ocorre. É destrutivo e não construtivo. Construtivo seria continuar com o excelente mote de que “queremos hospitais e escolas padrão Fifa”!!! Quem inventou isso é gênio!!!

    Isso não destrói o evento. Isso mostra que querendo e com vontade política estádios de primeiro mundo são construídos. Dessa forma, como temos o dinheiro, não há motivo para que escolas e hospitais de primeiro mundo não sejam feitos!!! Isso é fantástico e cria um xeque-mate retórico contra o governo e parlamentares!!

    A Copa do Mundo atrairá turistas, investimentos, gerará benefícios de estrutura de transporte e logística!! Ora, se os palermas dos políticos não fazem porque queremos, deixem que façam porque a Fifa mandou. É ridículo, mas eles são ridículos. Vai se fazer o quê?!?!

    Agora, as manifestações podem ocorrer! Tendo ocorrido durante a Copa das Confederações foi ótimo!!! Sem ter assustado os estrangeiros, sem hostilizá-los, e sem parar o evento. Ótimo!!! O mundo interio viu. Excelente!!!

    Agora não querer que ocorra o evento é burrice!!!

    E a corrupção?!? Senhores, já dizia um amigo meu, autoridade no assunto, onde há licitação, há fraude!!! Rsrsrsrs Ladrão, senhores, é ladrão. A licitação é o único meio de criar democratização de acesso ao direito de prestar serviço ao Estado ou pelo Estado à população. Quem quiser roubar que se entenda com a Polícia Estadual e Federal.

    Na área privada é pior ainda!!! Mas você nunca verá publicado porque isso não é de interesse público.. só privado. Deixem o crime para a Polícia e o Ministério Público.

    O compromisso com a Copa do Mundo é um compromisso do Brasil com o Mundo. Nós não descumprimos nossas palavras dadas e nossos contratos firmados. Além disso, isso traz investimetnos, empregos, atrai turistas para os próximos anos após a Copa e ainda suscita centenas de obras de urbanização e transportes públicos!!! Além de dotar a gente de melhores estádios para eventos nacionais.

    Parece que há vários erros. Sim. Mas teremos que fazer. Alguns estádios parecem que podem ficar às moscas depois? Sim. Que os responsáveis respondam. O que não pode é não cumprirmos uma promessa e um contrato com a Fifa, a qual já foi obrigada a rever várias exigências por conta de personalidade do governo e do País, como por exemplo meia-entrada pra idosos e estudantes.

    Então é isso. É reclamar e manifestar, mas de forma construtiva, denunciando corrupção, apontando erros, mas não suscitando quebra de contratos que prejudicariam a imagem do País perante a Comunidade Internacional, não criaria empregos, não geraria investimentos imediatos e de efeitos perenes para milhões de brasileiros. Isso seria burrice de novo!!!

    Além disso, o dinheiro dos investimentos já foi!! Ponto! Destruir o evento não enriquece o brasileiro, somente o empobrece de novo! Vamos lutar por realização dos eventos, por investimentos em escolas e hospitais como há nos estádios. Vamos lutar por tudo o que seja construtivo e enriquece o cidadão brasileiro. Não criemos movimentos empobrecedores do brasileiro e prejudiciasi à nossa boa imagem de cumpridores de contratos e promessas internacionais.

    p.s. de 27/09/2013 – texto corrigido e ampliado.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui