México extradita traficante mexicana aos EUA

    66
    0

    Senhores, olhem que informação… o México extraditou cidadão mexicana poara responder a processo criminal nos EUA.  A informação está no artigo do Blog Lá Fora, acessível em http://oglobo.globo.com/blogs/lafora/posts/2012/08/09/mexico-extradita-rainha-do-pacifico-aos-eua-459575.asp

    A princípio isto é um absurdo pois é regra elementar de direito internacional que país algum extradita seu cidadão. Compartilho o comentário que efetuei ao artigo com adaptação para o Blog. Segue.

    “O México extraditou uma cidadã mexicana para ser julgada por autoridades americanas?!?! Não conheço a Constituição Mexicana, mas extraditar um cidadão de seu próprio país não existe em nenhum lugar no mundo!! Isso é uma regra conhecida internacional. Segundo regras brasileiras aplicadas ao caso mexicano, como seria o comum  no mundo, os EUA teriam de processá-la sem sua presença ou com notificação no México (através de carta rogatória citatória), com defesa local nos EUA, e o resultado deveria ser comunicado ao Tribunal Constitucional Mexicano para analisar a regularidade do processo americano e conceder o exequator, ou seja, ordem de cumprimento de sentença criminal estrangeira no México. Não fazer isso é o cúmulo da subserviência aos EUA. O Estado Mexicano acabou mesmo. O México é mera plataforma comercial americana. Triste. Somente o acordo de presença da mexicana para efetuar sua defesa nos EUA com garantia de retorno ao México e eventual cumprimento da sentença após concessão de exequator justificaria o envio da mexicana aos EUA.. mas creio que foi mero servilismo mesmo.”

    A história contemporânea do México é mesmo muito triste. Há um arremedo de país. Triste.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui