Mercado pressiona Governo e BC por aumento de juros

    36
    0

    Pessoal, todo o apoio ao que Dilma declarou no encontro dos Brics, a jornalistas: “não concordo com políticas de combate à inflação que olhem a questão da redução do crescimento, até porque temos uma contraprova dada pela realidade. Nós tivemos baixo crescimento no ano passado e houve aumento da inflação.”

    Senhores, Dilma tem que se chatear mesmo. Apesar de ser a presidente e ter de aturar pressões legítimas e ilegítimas, todo ser humano tem seus limites. O mercado declarou que quer aumento de juros e corte de empregos!! Ora, isso não é administrar a economia. Baixar inflação demitindo é fácil. Com menos gente empregada e sem salário as compras cedem e a pressão inflacionária baixaria. Isso funcionaria se a inflação for de demanda, mas se a inflação for de oferta, não funciona. Isso foi o que ocorreu ano passado e o que a Dilma falou: queda de crescimento não garante queda de inflação!!

    Agora, vocês acham que o mercado não sabe disso?! É lógico que sabe. Mas nada interessa ao mercado que não seja aumento de juros, pois isso aumenta lucros do mercado com títulos do governo!!! É simples. É isso e somente isso.

    O mercado quer sangue. O mercado quer os empregos dos brasileiros. O mercado declarou isso!! A Dilma somente disse que controle de inflação deve ocorrer sem queda de PIB e sem perda de emprego.

    O que você acha? Você apóia a Presidente? O BLOG PERSPECTIVA CRÍTICA apóia 100% esta declaração da Presidente objeto de publicação na manchete do caderno econômico do Jornal O Globo.

    E lembrem-se, até hoje, tendo ido contra as determinações do mercado, sem violar regras econômicas, os três governos petistas aumentaram nosso comércio exterior, baixaram juros Selic, baixaram juros bancários, baixaram e controlaram a inflação, aumentaram as reservas cambiais, diminuíram relação dívida/pib, fizeram superávits fiscais todos os anos e aumentaram emprego aos milhões anualmente!!!

    O mercado somente quer a armadilha infinita Aumento de juros (independentemente se a inflação é de oferta ou demanda) – queda de PIB – queda de investimento – queda de oferta – inflação de oferta – aumento de juros.

    Isso enriquece bancos pois aumento de juros aumenta lucro imediato de bancos e ainda atrai mais dinheiro da área produtiva para o mercado financeiro, aumentado a base de receita dos bancos. Isso prejudica crescimento e prejudica criação de emprego… mas aumenta lucro de banco, aumenta dívida pública e não garante queda de inflação se for inflação de choque de oferta!!

    É bom que vocês entendam isso gente. O mercado sempre estará disposto a pressionar por aumento de juros do governo brasileiro ao menor índice inflacionário, independentemente de se uma ligeira pressão inflacionária aumenta PIB e emprego. O problema do mercado não é social e nem é a sociedade. O problema do mercado é monopolizar e emburrecer o discurso sobre controle inflacionário para que tenha liberdade em sugerir sempre aumento de juros básicos em seu favor!!

    Essa é a verdade. Dilma luta contra isso em prol dos brasileiros. E o BLOG PERSPECTIVA CRÍTICA também!

    p.s. de 03/04/2013 – texto revisto

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui