Mais inflação permitida para recuperação da Europa – Blog Perspectiva Crítica sempre sugeriu essa abordagem da crise européia

    24
    0

    O que falamos há tempos? Insistir em austeridade a todo custo, para contornar o problema da dívida européia era sacrificar demais a população em defesa exclusiva do patrimônio de ricos. Combate à inflação ferrenho é para casos de descontrole inflacionário (o que não era o caso europeu) ou manutenção de status quo sócio-econômico (o que fazia sentido em uma Europa normal e equilibrada sócio-econômicamente antes da crise de 2008).

    Com aumento de dívida pública para resgatar o sistema financeiro privado irresponsável e com o sumiço de investimento e financiamento privado por conta da crise, os Estados Europeus foram obrigados a investir mais dinheiro para estimular a economia, alémde baixar juros básicos. mas com a baixa recuperação econômica e a continuidade de altos índices de desemprego, que fazer?

    A Alemanha queria que os Estados contivessem gastos públicos para diminuir dívida pública e controlar inflação, assim como o queria os EUA e toda a elite financeira mundial. Nós, apoiando a sugestão de Dilma, já havíamos nos posicionado a favor de mais gasto público, mais estímulo econômico para recuperar empregos e gerar rendas privadas e arrecadação para que somente então os Estados conseguissem diminuir suas dívidas. E sim, isso geraria mais inflação. Mas quem está desempregado não quer saber se há inflação.. ele quer emprego para pagar çor moradia e alimentação de sua família.

    Então, a postura austera, na situaçõ de crise protege o interesse imediato de ricos e não de pobres. Para a economia a longo prazo não faz muita diferença, mas a curto prazo, trocar austeridade por inflação gera melhoria de condições de recuperação econômica e de empregos (aliviando pobres) e perda de valor da moeda (perda econômica para quem tem patrimônio em euro… que com certeza não são os desempregados!!).

    Agora, hoje, para ser preciso, o jornal o Globo On Line publica artigo em que o BCE admite mais inflação para facilitar a recuperação econômica… Se tivessem ouvido o Blog Perspectiva Crítica antes, teriam poupado os europeus de muito sacrifício… rsrsrsrsrs

    Acessem: http://oglobo.globo.com/economia/bce-deve-permitir-inflacao-mais-alta-para-garantir-recuperacao-diz-lagarde-7782754

    É isso… BLOG PERSPECTIVA CRÍTICA na ponta da informação, passando princípios e raciocínos coesos para seus leitores.

    Torcemos para a recuperação européia, para que esse mercado consumidor de agrícolas e manufaturados brasileiros voltem, para que os europeus sofram menos, para que as bolsas voltem e diminuam a pressão sobre os mercados imobiliários nos países emergentes, em especial, claro.. no Brasil.

    Estamos acompanhando.  

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui