Justiça Federal divulga seus números à sociedade: produtividade, distribuição de justiça e superávit orçamentário

    83
    0

    Divulgo ao conhecimetno dos leitores do Perspectiva Crítica o que a grande mídia provavelmente não publicará: o serviço dos juízes e servidores da Justiça Federal tem aumento de produtividade, baixa do número total de processos em tramitação e ainda gasta menos do que arrecada.

    Transcrevo abaixo essa divulgação ocorrida através da mídia “Antena Jus” da intranet da Justiça Federal, para orgulho do blogger, para orgulho da sociedade e contra as únicas e exclusivas más notícias publicadas pela grande mídia contra o trabalho, suor, resultados e imagem do serviço e dos servidores públicos.

    Transcrição:

    Justiça Federal arrecada mais do que gasta e reduz estoque de ações.

    Dados estão no Relatório Justiça em Números

    Em 2013, a da Justiça Federal arrecadou R$ 15,7 bilhões, segundo o Relatório Justiça em Números, divulgado no final de setembro pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A arrecadação é proveniente, em sua maior parte, das execuções fiscais. As despesas totais somaram R$ 7,8 bilhões, representando um acréscimo de 2,7% em relação ao ano de 2012, mas o crescimento acumulado da despesa, no último quinquênio, foi de apenas 0,4%.

    No período, o acervo processual continou a crescer, refletindo a litigiosidade da sociedade brasileira. No ano passado, o númerode processos em tramitação na Justiça Federal chegou a 11,4 milhões. Deste total, 3,4 milhões são novas ações, correspondendo a 3,1%. Em compensação, foram baixados 3,8 milhões de processos ou 7,4% do total. Isso significa aumento de produtividade, ou seja o número de processo baixados foi superior ao número de ações recebidas.

    De acordo com o Índice de Produtividade dos Magistrados (IPM), a Justiça Federal obteve 2.435 processos baixados por cada juiz, contra 1.666 da Justiça Estadual e 1.198 da Justiça do Trabalho. O Índice de Atendimento à Demanda (IAD) – que mostra a relação entre o número de processos baixados por casos novos – foi de 112%, o que gera expectativa positiva de redução do volume de processos em tramitação nos próximos anos.

    Na análise do Índice de Produtividade por Magistrado (IPM), o TRF5 se destaca por possuir a maior produtividade na primeira instância – 2.722 processos baixados por juiz – e a segunda maior, no segundo grau, 3.976 processos baixados por magistrado. Além disso, o TRF da 5ª Região registrou o maior número de processos baixados – 159 – por servidor, de acordo com o Índice de Produtividade por Servidor (IPS).

    A Justiça Federal – informa o relatório – conta com 1.549 magistrados, 28 mil servidores e 18 mil trabalhadores auxiliares. Segundo o relatório, existem 2.246 cargos de magistrados federais criados por lei, mas 629, cerca de 28% dessess cargos, não estão providos.
    A Justiça Federal é responsável por 12,6% de todo o valor gasto pelo Poder Judiciário e por 12% dos processos que tramitam na Justiça Brasileira. Em 2013, a Justiça Federal foi o único segmento do Poder Judiciário a arrecadar montante superior ao seu gasto total, equivalente ao dobro de suas despesas.”

    Fonte: Intranet da Justiça Federal (http://portalintranet/?id_info=21193)

    Nós do Blog Perspectiva Crítica esperamos que todo o funcionalismo público federal, estadual e municipal faça o mesmo e publique seus resultados e realizações, porque somente assim poderemos um dia ser reconhecidos pelo trabalho hercúleo e sem qualquer reconhecimento da sociedade por puro desconhecimento ante à evidente escolha da grande mídia de somente publicar desgraças e desmandos no serviço público sem nunca efetuar qualquer elogio ou reconhecimento de resultados e dedicação dos servidores públicos em todas as áreas de todo o nosso imenso e carente País.

    A bem da justiça da imagem do serviço prestado pela Justiça Federal, fica aqui a publicação de tais informações para acesso público e geral.

    p.s. de 09/10/2014 – Texto revisado.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui