Elogio ao Editorial “Reincidência”, do Jornal O Globo: democracia na informação exige alguma imparcialidade

    44
    0

    O Editorial intitulado “Reincidência”, publicado pelo Jornal O Globo em 19/09/2014, na página 06, é motivo de elogio do Blog Perspectiva Crítica àquele veículo de mídia.

    Mesmo com sabida linha editorial em apoio à candidatura da oposição ao governo, em especial a de Aécio Neves, na opinião deste Blog, publicou e criticou o fato de que o PSDB mineiro teria convocado servidores públicos para ato de campanha de Pimenta da Veiga, copiando o que, segundo o jornal, já teria sido feito igualmente erradamente pelo PT.

    Achamos que este tipo de postura, publicando erros de todos os lados é elogiável e compatível com a construção de uma imagem do Jornal O Globo de apreço pela democracia e de compromisso com o dever da mídia em informar, acima de tudo, o cidadão com fidedignidade.

    Esperamos que o elogio a bons atos de governo e de campanha, sejam de quem for, sejam publicados e elogiados, assim como esperamos que maus atos de governo e de campanha, sejam de quem for e de que partido for, sejam publicados e criticados por todo o qualquer veículo de mídia de mercado ou mídia social, a bem da garantia da boa informação publicada à sociedade brasileira. Isso é que é bom para a democracia.

    Para nós, no Perspectiva Crítica, o compromisso da mídia deve ser com o cidadão e a sociedade, não com partidos e projetos políticos econômicos, a não ser, deixamos isso bem claro, que esse compromisso com projetos políticos e econômicos seja declarado. Essa conduta é mais ética e concretiza um relacionamento mais transparente com o leitor. Fora isso, a mídia que se apresenta como imparcial, deve publicar de forma mais imparcial, exercendo a boa-fé informativa e não abusando da boa-fé de quem o lê na expectativa de que esteja lendo publicações ditas imparciais.

    Bom editorial o intitulado “Reincidência”. Palmas ao Globo.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui