Início Colunas Dicas culturais! ― parte 3

Dicas culturais! ― parte 3

681
2

 1.  A artista e amiga Mariana Santiago produz e encena sua arte com um traço extremamente pessoal em diversas superfícies, que vão desde a tela virtual, trazendo performances, filtros digitais, leituras, observações artísticas e textos em seu Blog e Instagram; até quadros, pratos, frascos de perfumes e folhas de livro ricamente e delicadamente desenhadas. Uma de suas últimas obras foi a composição de dois quadros em meio a uma performance de dança com a minha esposa, Shii Gravina. Seus trabalhos podem ser vistos pelo site: https://www.mariana.studio.

***

 2.  A plataforma Filosofia na Praia começou com uma série de palestras sobre pensadores na praia do Leme e, com organização do professor Carlos Frederico Silveira e do embaixador aposentado Jerônimo Moscardo, passou a lotar os postos 1 e 2 nas manhãs de sábado, transformando a praia em um verdadeiro espaço de conhecimentos profundos e de amizade com a sabedoria. Mesmo após o início da pandemia do coronavírus, a iniciativa continuou através de vídeos mensais, inclusive com apresentações de grandes professores de filosofia, como os meus admirados amigos Thiago Cabrera e o próprio Carlos Frederico Silveira, que podem ser acessadas pelo Facebook do projeto: https://www.facebook.com/filonapraia.

***

 3. Artistas de diversos matizes vêm fazendo apresentações notáveis durante a quarentena pelo Instagram “Coro na Quarentena”, em lives que posteriormente ficam disponíveis ao público. Já houve inclusive uma apresentação conjunta e belíssima do querido casal de amigos Vini Couto (músico, fotógrafo e professor) e Luci Vilanova (ilustradora, cenógrafa e professora), diretamente de Portugal. Há ainda muito mais por vir, com acesso pelo Instagram @coro.naquarentena

***

 4. O Coletivo Janga apresenta curiosa polifonia e polirritmia poética cuja unidade só pode ser assumida quando se usa, em sua amplitude e verdadeiramente, o conceito de voz de resistência. O amigo e poeta Luiz Coelho é lá organizador, editor e autor e em breve eles publicarão o livro de outro amigo, o historiador e estudioso Thiago Florencio, sua tese de doutorado, a qual tive o prazer de revisar, fazendo um estudo profundo, narrativo e emocionante sobre colonização, com um arcabouço teórico não eurocêntrico e praticamente inédito no Brasil (está previsto para outubro). O Coletivo Janga divulga suas obras pelo Instagram, pelo Facebook e pelo seu Blog no tumblr: https://coletivojanga.tumblr.com.

***

5. O trabalho extraordinário do cantor e compositor Márcio de Camillo musicando alguns poemas de Manoel de Barros resultou no álbum e no aplicativo “Crianceiras”, voltado para o público infantil e para adultos à espera debaixo do ingazeiro.

***

 6. O restaurante Cantinho do Pará, no Rio de Janeiro, combina o melhor da culinária nortista em sua raiz com a imensa simpatia da chef Lia Martins. Também há a possibilidade de entrega de pratos e de ingredientes originais para o preparo em casa através do Instagram @ocantinhodopara

Obs.: agradeço à minha esposa Shii Gravina por trazer aqui também seu toque artístico no tratamento das imagens que estão ilustrando as duas últimas Dicas Culturais.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui