Assuntos pouco publicados na Grande Mídia: Bilhões de reais públicos em universidades privadas, HSBC Suíço e a Corrupção Suíça e CPI de Próteses e Órteses e Médicos Corruptos

    38
    0

    Importante nós do Blog Perspectiva Crítica podermos dar o contraponto e inovar na pauta de discussões sociais. A grande mídia não cobre corretamente os fatos sociais an proporção de sua importÂncia, pois tem seus príorpios interesses empresariais, informativos e comerciais que muitas vezes não são os mesmos ou na mesma proporção do interesse dos indivíduos em determinados temas.

    Por exemplo, quem ouviu falar mais alguma coisa sobre as vigas da perimetral que aparentmente foram encontradas em terreno do Prefeito Eduardo Paes, como já foi publicado antes? Quem ouviu falar que aparentemente um dos envolvidos no Mensalão do PSDB de Eduardo Azeredo será beneficiado com a prescrição no STF por causa do atrasdo do julgamento deste mensalão? E o mensalão do DEM? E todos o trensalão do PSDB em São Paulo.. por que pararam as notícias?

    É importante que você observe como a grande mídia pinça assuntos a serem abordados e a serem exaustivamente abordados. É bom que você veja isso, nõa para defender o governo petista, que está cada vez mais deslegitimado, mas foi eleito pela maioria da população, mas para você ter real dimensão do comprometimento da grande mídia… o comprometimento é com sua adequada, eficiente e melhor informação? Ou tem um viés ideológico, partidário, de pêndulo de poder, beneficiando uma parte da sociedade política em detrtimento de outra, em prejuízo à melhor informação?

    Você responda. Muitas perguntas que faríamos e pesquisas nunca foram sequer mencionadas na pauta da grande mída brasileira, muito menos de foram exaustiva como publicam, por exemplo, que a inflação deva ser controlada com juros altos, por exemplo, ou de que funcionário público é gasto público e não investimento social. Nunca perguntaram ou investigaram a relação entre o ranking de países de maior IDH mundial e o ranking dos países com maior percentual de servidores públicos por habitante. Nunca perguntaram qual o percentual do gasto do orçamento público alemão, francês e norueguês com servidores em comparação com o Brasil e se isso tinha alguma relação com a melhor qualidade de vida das pessoas alemãs, francesas e norueguesas em relação aos brasileiros.

    E mais. Nunca houve abordagem sobre como o salário mínimo alto das sociedades ricas pode colaborar para diminuir a inflação dando margem ao aumento de escala de produção de empresas e,portanto, diminuição de preços de produtos em sociedade. Nunca houve uma abordagem de como o serviço público concorre com a esfera privada por trabalhadores brasileiros e valoriza  a mão de obra na área privada. Há toda uma gama de informações não abordadas por omissão voluntária da grande mídia. E isso prejudica a sua qualidade de vida, tentando imprimir uma realidade, um ritmo e direcioanmento informativo que não tem objetivo precípuo em te informar tanto quanto tem em te induzir a engolir uma realidade construída por ela e seus back ghost writter and thinkers.

    Hoje colocamos para você três temas não abordados corretamente ou em proporção adequada na mídia e faremos somente algumas considerações para provocar o seu questionamento e sua sede de informação, leitor.

    DIMINUIÇÃO DE INVESTIMENTO EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS E BILHÕES DE REAIS PARA BOLSAS NO ENSINO PRIVADO SUPERIOR

    Foi publicado que Dilma cortou milhões do orçamento de universidades públicas, mas destina bilhões para o ssitema de ensino superior privado ao financiar bolsas para a população. A qualidade média das universidades públicas é comprovadamente melhor do que da média de universidades privadas. Então estaria havendo uma má alocação de verba pública para a educação, financiando um sistema de educação pior em prejuízo ao investimento em uma rede de ensino público superior de melhor qualidade ao cidadão brasileiro?

    Tema mal abordado pela mídia. Por quê? Talvez porque apóie. Mas como nós somos mais isentos e temos enfoque total no interesse público, comentaremos. O importante não é a posição que você adote, mas o bom questionamento que faça.

    O tema merece a seguinte reflexão: Qual a forma mais eficiente de aumentar o acesso ao ensino superior a quem quiser cursá-lo no Brasil: aumentando investimenbto em universidades públicas ou aumentando o número de bolsas financiadas pelo governo em universidades privadas? O que importa é a justificativa da estratégia… o melhor para o Blog é o investimento em universidades públicas, mas o financiamento de bolsas em universidades privadas pode, em um primeiro momento, diminuir a defasagem dessa educação no País de forma mais eficiente, leia-se barata para o resultado de maior número de pessoas diplomadas em sociedade.

    A discussão é válida. Mas deveria ser incentivada pela mídia…

    Outro tema pouco suscitado pela Mídia:

    HSBC  E O SWISS LEAKS

    Senhores, enquanto a grande mídia bate o que pode na Petrobrás, não sem razão, não houve muitas  (ou poucas… rsrsrs) linhas sobre o caso escandaloso e mundialmente comentado da corrupção no HSBC Suíço e o vazamento de documentos que comprovam a evasão de divisas e desvio de dinheiro público de bilhões de dólares através de contas secretas do banco referido.

    Contas de Chavez, mas de empresários brasileiros, ditadores africanos, os suíços demonstram pouca ou nenhuma ética na prestação de serviço bancário para essas pessoas produzindo enorme lavagem de dinehrio em escala mundial!!!

    Obrigado pela provocação Fábio Parada.

    Por quê não há muita publicação dessa corrupção nababesca da área privada a desnudar o que todos sempre sabiam sobre contas secretas nso bancos suíços?!?! Esse dinheiro lavado na Suíça pode manter regimes ditatoriais, tráfico de Armas, Dorgas, de tudo que se possa imagiunar, além de mascarar evasão de divisas em países do todo o mundo. Por quê não publicar sobre isso?

    A Receita Federal já abriu investigação contra a evasção de divisa efetuada por 342 brasileiros presentes em tais listas. A área pirvada rouba bem também, não é? O problema não parece ser público ou privado, mas crime e (falta de) ética.

    E mais:

    CPI DE CORRUPÇÃO MÉDICA COM PRÓTESES E ÓRTESES É REQUERIDA PELA ESQUERDA

    Não houve muita publicação sobre a corrupação médica que desvia milhões e talvez bilhões de reais da saúde pública e privada, vitimando pacientes, faturamente de planos de saúde e orçamento de hospitais públicos e privados causado pela corrupção de médicos da área privada e pública que prescrevem mais órteses ou próteses do que o devido em conluio com os fabricantes destes equipamentos.

    Apesar do pedido dos próprios planos de saúde de medidas contra esse problema que onera os planos de saúde e ceifa indevidamente seus lucros, e da reclamação de associações médicas, pouco ou nada é publicado na mídia.

    Não é interessante que um tema desses fique longe da grande mídia? Por quê? Interessante… você não teria interesse em saber sobre isso a fundo? Mas é que antes do compromisso contigo e sua boa informação, a grande mídia tem seu interesse em não retirar temas de embate contra o governo das manchetes, portanto, sua informação0 sobre outros temas de corrupção serão deixados para última hora ou segundo plano, tendo em vista o comprometimento aparentemente político-partidário da grande mídia em cobrir exclusivamente sobre a Petrobrás.

    Não que não deva cobrir a Petrobrás. O caso é grave. Mas o que condiciona ou impede a escolha e abordagem dos outros temas? Chamamos a grande mídia para cumprir seu papela de informar bem sobre tudo. Isso é comprometimento com a boa informação e com a democracia.
    HSBC Suíço e o Swiss Leaks.

    p.s. de 12/03/2015 – Mais de quinze dias após essa publicação, o Jornal O Globo publicou o tema SWISS LEAKS (HSBC) na manchete do dia 12/03/2015. Como muitas vezes ocorre, nós damos destaque antes da grande mídia a temas de interesse do cidadão brasileiro. O leitor do Blog Perspectiva Crítica algumas vezes é informado antes do leitor da grande mídia.. e normalmente é melhor informado seja qual for o tema. Esse nosso objetivo, além de sugerir uma pauta mais do interesse do cidadão brasielrio à grande mídia. Esse diálogo pode ser muito profícuo para a tríade Mídia Social-Cidadão brasileiro-Grande Mídia. Ganha a verdade e o nível da qualidade da informação para a sociedade.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui