APLAUSOS AO GLOBO: espionagem americana, foco nas demandas das ruas e ajuda no debate sobre a questão médica

    39
    0

    É… acontece. Quando acontece eu fico feliz. Eu não queria publicar “aplausos ao globo” como algo excepcional. Eu gostaria de somente criticar e comentar as matérias do Globo e outras mídias para ajudar no debate de fatos políticos, econômicos e sociais. Mas a situação hoje é que muitas vezes as publicações vêm impregnadas de perspectiva empresarial, prejudicando os interesses dos cidadãos e então quando o contrário ocorre, é digno de nota.

    Mas é medida de Justiça apontar e aplaudir quando o Globo ou qualquer outra mídia aborda fatos do real interesse do cidadão, do País e com viés que este Blog entenda como honesto, justo e comprometido com o bem do País e dos cidadãos brasileiros.

    Quero aplaudir hoje, de pé, o Jornal O Globo por causa do artigo “No exterior, é preciso servir no setor público”, publicado na página 08 do Jornal de 10/07/2013. O artigo trouxe notícia que acrescentou de forma gigantesca o debate sobre extensão do prazo de formação de médicos no Brasil, informando que o que o governo tenta fazer aqui, já existe na Inglaterra, França e Suécia.

    Vejam. Todo mundo sabe que o Globo apóia o PSDB. Tudo bem. Legítimo. deveria declarar isso, mas ter postura a favor do PSDB e contra o PT não é ilegítimo. E no momento em que o governo estava sendo enxovalhado por adotar a medida de extensão da formação de médicos, inclusive por mim (que já revi a postura em artigo específico), o Jornal O Globo trouxe informação de que a sociedade não dispunha sobre experiência no exterior sobre o tema e que ajuda a posicionar a sociedade até a favor da medida da extensão da formação de médico. 

    O Globo foi neutro, em prol da boa informação da sociedade. Queremos que seja sempre assim. esse tipo de ajuda ao debate social é justamente a finalidade da mídia para nós do BLOG PERSPECTIVA CRÍTICA. ficam aqui os nossos aplausos.

    Mas não foi só isso. o Jornal O Globo publicou furo de reportagem sobre a invasão americana na privacidade das empresas e cidadãos brasileiros e inclusive com exposição de risco à nossa soberania. Fantástico. ótimo. Prestou mais uma vez serviço e nesse momento colocou (até quando não se sabe) de lado sua imagem de americanófila sem limites.

    O Jornal pode ter identidade de princípios com aqueles adotados pelos EUA. Isso é legítimo. Pode achar que porque aquele País tem 14 trilhões de dólares de PIB isto por si só autoriza se concluir que é o melhor país do mundo, com melhores regras sociais, com melhores tudo o que se possa imaginar (não é mesmo, nem de perto, nem de longe e explora seus pobres e a classe média). Também é legítimo propalar esses valores na nossa sociedade (o que é um desserviço social sem ponderar o que de ruim acontece lá). Mas jornal brasileiro tem que ficar do lado do Brasil incondicionalmente quando o tema é soberania e interesse do cidadão brasileiro em face de atos de ataque estrangeiro.

    Não temos dúvidas de que a imprensa brasileira, apesar de muita admiração com o exterior e complacência com o que ocorre lá e frieza e cobrança com o que ocorre aqui, é nacionalista. Esperamos que assim continue, claro. Às vezes umas defesas de cunho econômico tangenciam o limiar desse nacionalismo quase indo para um internacionalismo que os outros não praticam, o que é burrice e pode ser classificado como entreguismo (defender ALCA e coisas do gênero, quando EUA e Europa não admitem abrir seus setores agrícolas a nós, por exemplo). Mas esses embates maiores são pontuais.

    Assim quero parabenizar de novo o Jornal O GLOBO porque está publicando de tudo sobre a questão da espionagem americana e nesse particular parabenizo a publicação do artigo “Snowden fez certo ao fugir da América”, do jornalista americano Daniel Ellsberg, publicado no feliz dia 10/07/2013, página 27.

    O jornalista americano que era contrário à Guerra do Vietnã e foi contra o Governo Americano naquela época e combateu ideologicamente o Governo Americano em relação à Guerra, sofrendo perseguição dentro de seu País sem nunca o abandonar, comenta que Snowden não tem como fazer isso hoje e que seria encarcerado e emudecido, o que não aconteceu com Ellsberg em sua época, tendo Snowden feito muito bem em fugir do País que ama e pelo qual decidiu correr risco de vida para defender a liberdade dos americanos e dos cidadãos do mundo.

    Forte. Excelente. Snowden é mesmo herói americano e mundial. E o Globo publicou, expondo esse câncer da atividade de espionagem norteamericana contra a liberdade de manifestação e a privacidade mundial e soberania brasileira. parabéns ao globo de novo.

    Por fim, quero parabenizar ao globo que diminuiu a abordagem da questão da Reforma Política, como criticávamos, e passou a enfocar mais as questões de Sáude, Educação e Transportes. É… a continuar assim, o Jornal o globo sairá da condição consagrada de instituidor e defensor do status quo para o veículo de maior peso na mudança do País do título de Belíndia para Brasilça (Brasil-Suíça) ou Brasança (Brasil- França) ou Brasécia (brasil-Suécia)!! rsrsrsrs

    Parabéns ao globo mais uma vez e aqui cito as notícias sobre programas de investimentos em transportes públicos, debate sobre necessidade de trens de alta velocidade ao custo de 50 bilhões, enquanto pode se investir o mesmo valor em metrôs, trens e VLTs e as discussões sobre Saúde. Estão faltando cobranças maiores sobre a questão da educação, de creches, de contratação de professores e de aumento de seus salários, mas está indo bem melhor do que com manchetes sobre Reforma política que era um engodo social.

    Parabéns. Esperamos poder elogiar sempre. mas quando não der, apontaremos, como sempre, os erros, a bem da informação do cidadão. Mas hoje o motivo é de festa. Parabéns Globo!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui