Análise do Debate de candidatos à Prefeitura do RJ 2012 realizado pela GLOBO

    39
    0

    Na minha forma de ver, o debate realizado pela Rede Globo foi ótimo, informativo e organizado. Mas manteve-se o quadro de fatos enunciados por este BLOG para o primeiro debate ocorrido na BAND e cujas conclusões estão acessíveis no endereço: http://www.perspectivacritica.com.br/2012/08/analise-do-debate-de-candidatos.html

    Houve o reforço do mesmo debate, com alguns pequenos aditivos que reforçaram as conclusões da análise do debate ocorrido na BAND. Um exemplo foi a informação do Rodrigo Maia de que denúncia sua à Justiça Eleitoral retirou de propagandas de empresas de ônibus menção a site das empresas que ao ser acessado mostrava primeiramente e antes de qualquer coisa uma foto do candidato à re-eleição a Prefeito, ou seja, Eduardo Paes. Não preciso tecer muitos comentários sobre isso não é mesmo.

    Ficou evidente que a opção de transporte público de Eduardo Paes é por meio rodoviário, em especial ônibus. Houve finalmente o debate, apesar de em pequena escala, do problema da educação inclusiva, com denúnica de Freixo de que mais de 100 classes especiais foram fechadas à revelia dos pais de crianças com deficiência que estavam nestas classes, durante o goverbno de Eduardo Paes; e q1ue sua inclusão automática gera exclusão da criança com deficiência, devendo ser implantado um sistema de inclusão não automática, mas individual, com avaliação criança a criança, com oitiva real dos pais e com preparação dos professores para educá-las e recebê-las nas turmas regulares, quando isso fosse possível, aconselhável e o melhor para a criança. Isso foi bom. Infelizmente pelo tempo curto, não foi dito desta forma que especifico em miúdos consoante conversas que tive pessoalmente com Marcelo Freixo, junto das outras componentes do Movimento MIL, sobre o tema. Neste tema, Otávio Leite e Freixo são os melhores, com certeza.

    Aspásia deixou claro que estava ali para pontuar a necessidade de debate social sobre desenvolvimento de economia sustentável com maior foco em indústria da informação e produção artística. Aspásia também tentou entusiasmar os jovens, chamando-os à participação eleitoral. Gostei tambvém de ela ter dito que obras de Copa e Olimpíadas são importantes, mas que se não houver ´política para desenvolver recusros humanos, atletas e não se criar meios de garantir acesso aos jovens a todos estes bens, de nada adiantará a construção de todo o aparato desportivo. Ainda disse que o governo atual foca muito em obras e pouco em pessoas. Pediu ainda que se vote com o coração no primeiro turno. Rodrigo Maia manteve sua postura que já foi objeto de análise como indicado acima, na época do debate da BAND, ou seja, foco no servidor, idosos e comunidades. Otávio também foi bem e no mesmo sentido e foco que foi objeto de análise anterior, por ocasião do Debate na Band.

    A grande novidade mesmo é o fato de que somente Marcelo Freixo tem chance de ir a segundo turno e ele insistiu tudo o que pôde para que isso fosse garantido pelo cidadão carioca, pois quem ganha é o debvate democrático, já que o poder cooptativo do atual Prefeito em relação a quase duas dezenas de partidos, assim como o poder econômico por trás de Eduardo Paes fica anulado pela obrigatoriedade de divisão de tempo de televisão entre os dois candidatos.

    Eu apóio totalmente o segundo turno e peço para que os eleitores de todos os candidatos que não têm chance, e até mesmo os eleitores mais esclarecidos do Eduardo Paes votem em Freixo para garantir o segundo turno. Não só para melhorar a qualidade do debate eleitoral neste escrutínio, mas para até mesmo pressionar o Eduardo Paes a, caso seja eleito, dar atenção às propostas e denúnicas de Freixo, com vistas a melhorar a qualidade de vida do cidadão carioca.

    Muito do que Eduardo Paes fez foi por conta do grande risco que correu de perder a Prefeitura para o Gabeira. E aí? Com esse risco o que ocorreu? A atenção ao meio ambiente aumentou e Eduardo Paes acabaou com Gramaxo e ainda investiu no subúrbio e nos transportes. Três grandes temas de Gabeira. Temos de garantir segundo turno para pressionar o Prefeito a dar atenção aos problemas apontados por Freixo, caso Eduardo Paes seja eleito!!!

    Isto é o que a crítica política, na ótica do cidadão, exige e aponta como sendo o melhor, sob a perspectiva do Blog.

    O BLOG Perspectiva Crítica apóia Marcelo Freixo (50) para Prefeito e Eliomar Coelho (50.000) para Vereador.

    Outros Vereadores de nível são Andrea Gouvea do PSDB, Paulo Pinheiro (50111) do PSOL, Carlos Caiado do PMDB, Vinícius (13013) do PT e Reimont do PT. Thereza Berger do PSDB também é interessante.

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui