Sociedade Brasileira esquece Militares torturados pela Ditadura

    57
    0

    É… conheço dois casos de militares que foram contra o regime da Ditadura, foram contra o que a Ditadura fazia contra a população, e foram torturados, expulsos da corporação, tiveram sua carreira interrompida, foram dados como mortos e a mulher de um deles recebia pensão por morte enquanto o honroso militar, mesmo vivo, era dado como morto e teve proibida sua contratação na área privada por Decreto. Pouco se fala dos heróis brasileiros militares.

    Deixo aqui um registro. Seria até bom para a própria imagem do Exército diante da sociedade que esses casos tivessem mais relevo na grande mídia, mas o preconceito social contra militares e a pecha de serem os instituidores da Ditadura obscurece a razão e a busca pela verdade e pela Justiça, excluindo ou não garantindo na mesma proporção do que os civis torturados o reconhecimento e indenização que é sonegado aos brasileiros militares que foram perseguidos pela Ditadura.

    Vou contar rapidamente um caso do avô de um amigo pessoal meu.

    Sendo oficial da Aeronáutica e se opondo à Ditadura internamente, teve o inferno decretado em sua vida. Não há certeza de que ele tenha sido torturado, mas foi expulso da corporação, tendo sua bela carreira militar decepada.

    Mas a ditadura não se satisfez somente com isso. Como isso ocorria com outros oficiais da Aeronáutica e estes eram reconhecidos exímios comandantes, a Ditadura foi criativa em desestimular a sedição e o exercício do direito/dever cívico do militar de proteger o cidadão civil brasileiro e se opor aos abusos da ditadura: expediram decreto proibindo que os oficiais da aeronáutica expulsos das fileiras militares pudessem ser empregados em companhias aéreas de carga ou de passageiros. Mas acha que foi só isso?

    Esse militar, além de tudo, era declarado como morto formalmente e sua mulher ganhava pensaõ por morte, convivendo com o seu marido vivo a seu lado. Dessa forma, sem identidade e CPF ou carteira de trabalho, que não pode ser confeccionado a mortos, esse militar que que se insurgiu contra os abusos da ditadura não podia ser empregado formalmente em lugar nenhum. Era transformado em pária da sociedade brasieira com brutal aviltamente do princípio da dignidade humana. Um morto-vivo.

    E qual a indenização que ele recebeu, senhores? Foi reintegrado, com duas patentes superiores às de quando foi expulso, nada superior a se tivesse seguido a carreira militar normalmente, e nunca teve indenização remuneratória ou moral alguma, mesmo que se compensasse o que sua mulher ganhou a título de pensão por morte… mas você sabe o que mais magoou esse militar? Não ter sido reconhecido seu sacrifício pela sociedade e o cidadão comum brasileiro e o aviltamento à sua dignidade sem uma declaração da Estado de desculpas.

    Esse é um caso, senhores… são centenas de heróis nacionais que deveriam ter uma cerimônia de reconhecimento de sua condição de heróis nacionais: os militares que se insurgiram contra ordens e contra abusos da ditadura em defesa da sociedade brasileira. Mas onde você lê isso? Só aqui.

    Pelo menos, como sempre, estamos atentos a trazer a você o que não é publicado pela mídia e garantir que você não seja um desinformado. Ficamos felizes em resgatar, nos humildes limites propagandísticos desse Blog Social, essa dívida de reconhecimento da sociedade brasileira.

    Militares que se insurgiram contra a Ditadura, recebam do Blog Perspectiva Crítica e seus Seguidores, Comentaristas e Leitores todo o reconhecimento de seu sacrifício e a força para que vocês, assim como civis torturados e perseguidos pela Ditadura, recebam suas homenagens e proporcionais indenizações materiais e morais por terem sofrido na pele o exercício cívico e caro da dignidade de se oporem contra os abusos da ditadura contra a sociedade e civis brasieliros.

    Nossos Parabéns e congratulações também aos Heróis Militares Perseguidos pela Ditadura que como brasileiros, estão em igualdade de altivez com nossos Heróis Civis Perseguidos pela Ditadura. Todos brasileiros! Todos Heróis nacionais que criaram a história de resistência e queda da Ditadura.

    Que um dia a sociedade brasileira, a Justiça e a Grande Mídia reconheçam os esforços dos nobres Militares Perseguidos pela Ditadura.

    p.s.: Esse texto foi inspirado na história do avô do meu amigo Luis Fernando Hall e nas histórias de calabouço de meu antigo colega de trabalho do Gabinete da Governadoria do Estado do Rio de Janeiro, o ex-militar George Barbosa Torres (torturado militar). Um abraço a esses dois heróis nacionais.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui