Queda de rating de CEF, BB e BNDES – a necessidade de agência de rating brasileira

    37
    0

    Pessoal, grande parte das verbas que aumentaram no BNDES foi via governo. Sim, aumenta endividamento do Banco com o governo, mas os valores geram negócios. Pergunto, como andam os lucros do BNDES? Alguns não dão certo? Sim, como um empréstimo feito à empresa americana AES, parece, que deu calote no BNDES na época da privatização do sistema elétrico no período FHC, mas o BNDES ficou com a participação societária na concessionária elétrica abandonada.

    Então, as operações do BNDES sempre são garantidas. Há risco nos negócios. Mas os lucros do banco sempre ocorrem e aumentam, ano a ano, sendo seu capital próprio muito mairo do que o do Banco Mundial, inclusive.

    Seu rating cair para agências internacionais é um espanto, mas pior ainda é a queda do BNDES, CEF e BB ao mesmo tempo!! CEF e BB cresceram participação em Credit Market Share, desde 2008, seus lucros saltaram ano a ano, o índice de calote e suas operações de crédito são menores do que o do mercado bancário nacional.. como pode queda de rating?!?

    Não vi as projeções. Não sou economista formado. Mas não preciso ver nada para com essas informações achar muito estranho a queda de rating desses magníficos bancos e, pior, ao mesmíssimo tempo!!!

    Ficam os privados, que extorquem seus clientes, que não ousaram emprestar aos brasileiros na época de crise e assim perderam mercado, que não tiveram o mesmo lucro e que têm índices maiores, em média, de calote em suas operações, com seus índices intocados, par poderem, no fim desse ano se justificar aos acionistas que perderam mercado e lucratividade, mas não perderam nível de crédito ou rating, segundo as agências estrangeiras de rating.

    Muito estranho, mas seria mais estranho se essas agências gozassem de credibilidade que deveriam.

    Por favor, criem agências brasileiras de rating!!

    p.s.: Importante salientar que o BNDES, o BB e a CEF não tem um centavo em títulos da dívida grega, portuguesa, irlandesa ou espanhola. Mas o Santander, o Deutsch Bank, o Paribas e o Bankia têm. Em que medida houve queda do rating de bancos europeus e americanos (como o Citibank que foi estatizado pelo governo dos EUA para não falir e somente agora foi reprivatizado) em comparação aos muito mais seguros bancos brasileiros, em especial BB, CEF e BNDES? Qual o rating desses bancos europeus semi-falidos e em risco real de calote altíssimo, em relação ao BNDES, CEF e BB? Gente, essa classificações estrangeiras têm total viés político. É uma absoluta palhaçada e exercício de poder informativo e econômico, com reflexos reais sobre o custo de tomada de empréstimo pelos nossos bancos!!! É um crime contra o Brasil!  

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui