Prova de Desinchaço da Máquina Pública: falta de médicos no Brasil é de 54 mil em 2013, segundo o Ministério da Saúde

    29
    0

    Senhores, como já falávamos, qual o problema com a prestação de serviço de saúde no Brasil? Falta de servidores. Ou seja, Máquina desmilinguida e não máquina inchada, como o Globo gosta de publicar.

    Assim, acessem o artigo publicado no Globo sobre estes dados em : http://oglobo.globo.com/pais/ministerio-da-saude-estima-que-brasil-tenha-deficit-de-54-mil-medicos-8477395

    Isso é a prova de que o BLOG PERSPECTIVA CRÍTICA sempre esteve certo quanto a necessidade de contratação de milhares e milhares de servidores para estender boa prestação de serviços públicos à toda a populaçãodo País.

    Observe que segundo o Ministério da Saúde, acumulamos déficit de 54 mil médicos, no mínimo a serem contratados no País, intentando o Ministério da Saúde contratar 28 mil nos próximos dois anos. Mas se quiséssemos ter o mesmo nível de relação médico/habitante que a Inglaterra tem, deveríamos contratar 168 mil médico hoje!!!!!

    O que isso sugere, de novo? Temos menos servidores públicos na saúde do que a Ingalterra, país central do liberalismo econômico em todo o mundo, precursor da teoria econômica do liberalismo!!! Este é o nível do desinchaço da máquina pública!!!

    E o salário? Para atrair recém-formados para o interior, o PROVAB, recém criado, oferece R$8.000,00 (oito mil reais). E dos 13 mil médicos pedidos pelo interior somente se conseguiu manter oito mil médicos!!! Agora imagine para atrair médicos mais experientes e gabaritados?

    Mas o importante é que (1) se viu a necessidade, (2) quantificou-se a falta de servidores médicos para levar saúde a todo o País e (3) aumentou-se salários para atrair tais funcionário e assim há previsão de solução imediata parcial e de solução a médio prazo!!!

    É simples. Para melhorar a vida do cidadão e garantir serviços públicos de qualidade e gratuitos à população, devidos por pagamento de impostos, é só ver quantos servidores faltam em cada área, remunerá-los bem e contratarem. Aí viraremos a Suécia, só que melhor… porque seremos o Brasil digno que deve ser.

    p.s.: outra informação vinda com tal artigo é a de que o índice hoje da relação médico/ habitante que temos no Brasil é de 1,8 médicos por mil habitantes. Na Inglaterra há 2,7 médicos por mil habitantes. Assim, para você ver o nível de DESINCHAÇO DA MÁQUINA PÚBLICA, em relação a médicos teríamos que contratar mais 0,9 médico por mil habitantes (calculados em 168 mil pelo Ministério da Saúde) ou seja, 50% a mais do que temos hoje que gera índice de 1,8 médico/mil habitantes. Estamos com prejuízo e falta de 33% do que deveríamos ter e precisamos contratar mais 50% do que temos. Faz sentido agora para você o mal atendimento público de saúde no País? É porque médicos públicos são vagabundos? É porque são incompetentes? Ou é porque não há servidores médicos suficientes para a demanda social? Simples, né? Há pouco médico pra demanda no País!!!! Você sabe quando o Ministério da Sáude na mão do PSDB diria isso? Nunca! Seriam todos contratados via ONGs e OSs!!! Minha opinião.. claro. Pelo menos agora sabemos a verdade!!! Pra resolver? Só contratando médico e pagando bem. Lá virá artigo do Globo de aumento de gasto (não investimento social) público. No aguardo.

    p.s. de 24/05/2013 – texto revisto.

    p.s. 2 – veja também http://www.perspectivacritica.com.br/2013/05/verdade-absurda-e-verdadeiro-absurdo.html

    p.s. de 08/01/2014 – texto revisto.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui