Professores são brutalmente atacados pela PM na Câmara dos Vereadores

    23
    0

    Senhores, relato o que pessoas e professores que estavam na Câmara dos Vereadores presenciaram, vivenciaram e me disseram ontem, 30/09, sobre a conduta da Polícia Militar enquanto os professores tentavam impedir a votação do plano de cargos e salários dos professores apresentado pela Prefeitura contra os interesses do Sindicato dos Professores (SEPE-RJ).

    As notícias são de que professores foram agredidos. Não só agredidos. Professoras foram agredidas no rosto. Várias foram para hospitais com suspeita de fratura nos rostos. Os professores estão enfurecidos com o tratamento anti-democrático e criminoso. Hoje espera-se uma onda de professores ao meio-dia na Câmara dos Vereadores para impedir a votação do plano de cargos e salários oferecido pela Prefeitura.

    Segundo nossa fonte no local, houve caso de fratura exposta, o Vereador Eliomar Coelho do PSOL chegou a ser agredido e o Deputado Marcelo Freixo impedido de entrar na Câmara dos Vereadores.

    A Presidência da Câmara dos Vereadores tenta votar a qualquer custo um plano não querido pelos professores. O Prefeito teria dito que o Plano será votado na marra. Pergunto: que plano excelente e bom deve ser votado na marra? Quem sabe quais são os pontos de desencontro entre o que os professores querem e o que o Município oferece?

    O Sindicato dos Professores (SEPE-RJ) informa, como publicado no Globo há poucos dias, que o Plano apresentado pela Prefeitura é pior do que o que existe. O Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Vereadores, Vereador Reimont do PT, votou contra o plano!!!! E publicou em seu facebook que pede que o Prefeito interceda pessoalmente para impedir um desastre hoje na Câmara dos Vereadores!!

    Mais uma vez a Prefeitura em união com a Presidência da Câmara dos Vereadores demonstra intransigência e autoritarismo. E agora somado à agressão policial física contra professores e, pior, professoras. Gravações e fotos, além de depoimentos estão sendo colhidos para serem apresentados ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro para verificar os crimes perpetrados contra a integridade física dos professores.

    No Jornal que passa agora, Bom Dia Brasil, na Globo, foi repassada a única gravação tornada pública pelo youtube até o momento pelos professores. Note que não faziam nada, mas somente tentavam entrar na Câmara para se manifestar contra o Plano, senhores e senhoras sem qualquer vantagem física ou criar risco aos policiais e receberam spray de pimenta sobre suas cabeças pela Polícia Militar!!!

    Acesse: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_-9jb0vGSZY

    E mais, no Jornal Bom Dia Brasil de hoje, 1º de outubro de 2013, ainda foi mostrada imagem de professoras com rosto ferido e expressão de estupefação!!! Alguns sangravam por conta de tiros de borracha!! Tiros de borracha contra professores!! Esse é o tratamento que a Câmara dos Vereadores concede a cidadãos!! Esse é o tratamento que a Prefeitura reserva a professores!! Porque a Polícia não faz nada sem ordem!! O excesso da Polícia resvala obviamente na imagem da Prefeitura e da Presidência da Câmara dos Vereadores.

    Faço nossas as palavras de uma professora: Se o Plano oferecido pela Prefeitura é tão bom, por que votar em regime de urgência?!?!? Por que o receio em apresentar aos professores e mostrar que o plano é fantástico?!?! E se é, por que o Sindicato não concorda?!? Por que os professores municipais se dispõem a ser espancados na Câmara dos Vereadores para impedir sua votação!?!? E se é bom, por que nem mesmo o Presidente da Comissão de Educaçao e Cultura, Vereador Reimont, votou a favor?!?!?

    Senhores, estão atacando nossos professores municipais indefesos!! Hoje espera-se uma Praça de Guerra na Cinelândia!! Convocamos a sociedade a acompanhar a votação do Plano de Cargos e Carreira dos professores Municipais hoje ao meio-dia, na Câmara dos Vereadores!!!! Vejam com seus próprios olhos a violência contra os professores!!!

    Abaixo a manifestação do Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Vereadores para o Prefeito Eduardo Paes divulgado via Facebook:

    “Estou muito preocupado com o dia de amanhã. Não posso me omitir. Tentamos o dia inteiro falar com o prefeito e ele não nos atendeu.
    Estou convencido que o prefeito é o responsável pelo impasse.
    Prefeito Eduardo paes, se o PCCR é tão bom, tira ele de pauta e vamos discutí-lo com a categoria. Por que este receio de colocar o SEPE, o Conselho de Educação e a Comissão de Educação da Câmara na mesa? Tenha humildade de reconhecer que precisa de mais debate e evite uma praça de guerra. O senhor, prefeito, é o único carioca que pode resolver este impasse.
    Não sou profeta e nem filho de profeta, mas, prevejo que o dia de amanhã será muito difícil para a cidade e não me pouparei ao dizer que somente o senhor poderia evitar. Digo isso no público depois de já ter falado ou tentado falar com o prefeito e com a secretária pessoalmente.”

    Acesse para mais informações: https://www.facebook.com/mariaclara.rodrigues.52?fref=ts

    O Blog Perspectiva Crítica está junto com o SEPE-RJ, com os professores municipais, com o Deputado Marcelo Freixo (PSOL) e com os Vereadores Eliomar Coelho (PSOL) e Paulo Pinheiro (PSOL), e o Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Vereadores, Vereador Reimont (PT), contra o açodamento na votação do Plano de Cargos e Salários dos Professores Municipais apresentados pela Prefeitura de Eduardo Paes e contra a violência policial contra indefesos professores!! Chamamos o Prefeito para que impeça hoje o que pode ser um desastre político e humano na Câmara dos Vereadores, porque violência gera violência. A informação que temos é de que professores irão em massa e pediram para que as mulheres não vão!!! A situação é gravíssima!!!!

    p.s.: Importante salientar outro detalhe que deslegitima o Plano de Carreira proposto pela Prefeitura. Mesmo tendo 90% dos Vereadores em sua base de aliados (o que faz do Município do RJ uma filial da Venezuela Bolivariana que hoje conta até com mais oposição do que Eduardo Paes), 21 Vereadores do total de 42 votaram contra o Plano!!! Esse é o nível do descrédito do Plano de Cargos e Carreira dos Professores Municipais apresentado pela Prefeitura e contra cuja aprovação lutam os professores e o SEPE-RJ!!!

    p.s. 2: texto revisto e ampliado.

    p.s.3: Acesse op artigo recente do Globo que conta a situação ridícula e sem legitimidade em que o plano de cargos e salários do s profesores foi aprovada em 1º de outubro!

    Acesse: http://oglobo.globo.com/rio/em-primeira-discussao-vereadores-aprovam-plano-de-cargos-salarios-dos-professores-10215135

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui