Perfil Social República Dominicana

    251
    0

    Qual o interesse em se saber sobre institutos sociais e organizações sociais da República Dominicana? A mesma de se conhecer a realidade social de qualquer país. Para efeito de comparação social, conhecer a realidade de qualquer país é interessante para que possamos melhor entender o que é bom em nosso país e o que pode ser melhorado.

    Assim, teço algumas considerações a partir das informações obtidas de um amigo executivo de uma grande empresa brasileira que vive aqui há três anos, e da empregada que nos serve em um condomínio de luxo chamado Condomínio Casa de Campo, perto de Punta Kana. As informações ganharam conteúdo a partir de informações obtidas também das duas babás de vinte anos que são estudantes de medicina.

    Um dólar americano vale quarenta e dois pesos dominicanos. A partir desse câmbio, as informações sobre gastos e salários na República Dominicana são as seguintes.

    Existe um salário mínimo nacional que equivale a 300 dólares, como no Brasil. Vejam.. um  país muito mais pobre. Isso indica que os pedidos para que a política de aumento de salário mínimo pare estão equivocados, a meu ver. No Brasil, em especial no Rio de Janeiro, uma faxineira diarista consegue cem reais por dia de trabalho. Considerando 22 dias úteis, o salário dela é de 2.200 reais. Portanto, o salário mínimo deveria se aproximar disso. Sim, salário mínimo oficial de um empregada ainda deve considerar os gastos trabalhistas e previdenciários que uma autônoma não proporciona.

    Mas mesmo assim, creio que observar a disponibilidade de capital para o trabalhador é importante pois é o que garante efetivamente a qualidade de vida do mesmo. Custos trabalhistas e previdenciários podem ser adaptados para se tornar possível e pagável para empresas um salário mínimo maior. O importante é que um país muitíssimo mais pobre do que o nosso garante o mesmo salário mínimo a seus cidadãos!!! Isso é absurdo.

    Continuando, aqui a saúde pública é, segundo as três entrevistadas, tão boa quanto a privada. A saúde pública não é totalmente gratuita. Consultas são gratuitas, mas exames médicos e cirurgias são pagas, mas muito mais barato do que na área privada. Um médico público clínico geral ganha mil 30 mil pesos, ou seja, 600 dólares. Um especialista da área pública ganha até 60 mil pesos, ou mais ou menos 1.200 dólares. Na área privada o salário pode ser bem maior. A impressão de como falam de 60 mil pesos como salário é de que é um bom salário aqui. Uma cerveja local custa 40 pesos, ou um dólar. E o supermercado de um mês para classe média pode chegar a 8 mil pesos.

    Sobre educação, um professor público ganha 300 dólares por turno de ensino (manhã, tarde ou noite). Há universidades públicas e privadas, mas as públicas são consideradas melhores. Mas não são totalmente gratuitas. Um curso de medicina, por exemplo, mais caro, custa 700 pesos trimestrais, por trinta créditos curriculares, ou seja 120 dólares trimestrais ou 500 dólares anuais pelo curso de medicina em universidade pública. Outros cursos são mais baratos. Então como na saúde pública o subsídio é forte, mas não integral.

    Há previdência pública. Vejam.. A República Dominicana tem Previdência Pública… mas alguns acham que o Brasil não deveria ter… A Alemanha e França também têm.

    Bom, já que minha amiga Ana Cristina está me expulsando do notebook, com toda justiça.. rsrsrsrs devo encerrar por aqui o artigo.

    Hasta la vista, leitores!!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui