Notícia Histórica: Bancos Privados financiarão concessões de rodovias!! Brasil pode ultrapassar EUA e China em investimento direto!!

    19
    0

    Senhores, senhores… nós estamos diante de mais um momento histórico. O Jornal do Commercio publicou hoje na primeira página a seguinte submanchete (se é que se pode chamar assim a notícia de primeira página que não é a manchete): “Bancos Privados vão financiar concessões de rodovias”.

    Pessoal, isso é histórico. Isso significa que oito bancos privados (sim, pois BB, CEF e BNDES, que também são privados, são estatais e sua participação em investimentos de longo prazo com baixo retorno a bem do País não é nenhuma novidade), quais sejam, Bradesco, BTG Pactual, Itaú,  Safra, HSBC, JPMorgan, Santander brasil e Bank of America, resolveram financiar o crescimento do país junto com o governo.

    Até hoje, prestem atenção a isso, até hoje, como o Blog já reclamou diversas vezes, somente o BNDES fazia isso!! E os jornais imbecis da grande mídia ainda recriminavam o governo petista por investir bilhões (mais de 200 bilhões de reais desde a crise de 2008 até hoje, provavelmente mais de 300 bilhões de reais de 2008 até hoje).. ora, como seria financiada a ampliação da logísitca brasileira e os investimentos da área privada se não fosse o BNDES?!?! É risível..

    Enfim, com essa entrada, vocês já devem ter imaginado o que acontece.. são liberados potencialmente bilhões de reais para logística no Brasil!! Não são dezenas de bilhões não.. são centenas de bilhões de reais que potencialmente podem ficar disponíveis para a infraestrutura brasileira, aliviando o BNDES dessa função, aliviando o Tesouro Nacional de ter que injetar recursos no BNDES para cumprir justamente essa função.

    Eu não sei se posso te dar a dimensão da notítica histórica que estou lhe passando.. não é exagero dizer que essa notícia nos transforma do dia para a noite em uma potencial China!!! Não é exagero!! Não é exagero. Ouça o que digo. Se houver essa participação efetiva de grandes e renomados bancos privados brasileiros e estrangeiros no financiamento de crescimento de logística nacional, senhores, fica dado o sinal de credibilidade e estabilidade de nossa economia, estabilidade e perspectiva de retorno financeiro e lucratividade dessas operações de financiamentos e todos os capitais no mundo passarão a observar o Brasil e suas necessidades logísticas como oportunidade de negócios a serem financiados!!

    Como a Alemanha é hoje o quarto PIB mundial? Como o Japão é o terceiro PIB mundial se justamente esses dois países foram os mais massacrados depois da Segunda Guerra?!? Somente devido ao alto financiamento de sua produção e economia procedida pelos EUA para que esses países não se transformassem em comunistas. Foram os países que recebeream individualmente mais dinheiro do que os próprios aliados europeus porque esses países eram a barreria física e ideológica da expansão do comunismo que em meio a caos econômico e carência social torna-se uma idéia muito convidativa. Então, foi por isso que cresceram tanto, exclusivamente devido ao crédito!!

    China cresceu como? Aqui foi um pouco diferente, mas na verdade o resultado prático foi o mesmo para nosso discurso. Com um ambiente social convidativo à exploração da mão-de-obra nacional chinesa, sem direitos trabalhistas, sem direitos previdenciários, com uma população gigantesca à disposição para trabalhar por salários miseráveis, as empresas viram oportunidade de transferir seus centros produtivos e exportar a partir da China para aumentar lucros e tornarem-se mais competitivas no mercado internacional e no nacional. Assim houve grandes somas de capital atraídas para a economia chinesa o que a fez decolar.. ou seja, crédito e investimento!!

    Então senhores, nós sozinhos, com o BNDES há décadas e com a (des)”ajuda” do FMI, crescemos e somos a sétima economia mundial e o terceiro destino de investimento estrangeiro direto (IED), somente atrás de China e EUA (2012). Temos ainda carga tributária abaixo da média dos 30 países da OCDE (Alemanha, Fraqnça, Noruega, Inglaterra e todos os países nórdicos têm carga tributária maior do que a nossa) e temos a menor relação dívida/pib e o menor déficit fiscal de todos os países ricos. Com esta notícia, se essa participação de bancos privados nas operações de financiamento de ampliação de logística crescer… há a real, pasmem, possibilidade de nem sei em quantas vezes multiplicarmos os investimentos em infraestrutura no País, atraindo capital, gerando empregos, gerando um boom econômico jamais visto até hoje e talvez ultrapassando em algumas vezes o crescimento econômico dos anos 70 e que eram efetuados à base de endividamento externo…

    Estou muito feliz com essa notícia e quero compartilhar isso contigo!! Vamos aguardar que esses banqueiros consigam lucrar o que esperam com essas operações que serão financiadas.. pasmem de novo, a dois por cento ao ano, pela TJLP, como faz o BNDES!! E talvez a remuneração dos bancos fiquem em 0,5%!!!!! Eu nem acredito!! É a civilização financeira chegando ao Brasil!!!! Finalmente!!!!

    Vamos aguardar e acompanhar!!

    p.s.: para os anti-petistas e FHC se descabelarem.. foi Mantega e Dilma que costuraram esse acordo com bancos privados… o crescimento econômico possível a partir desse feito é incalculável a curto e médio prazo… grande preocupação para a oposição à vista… mas mais emprego e crescimento para os brasileiros. É isso.

    p.s. 2: texto revisto e ampliado.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui