Greve dos Bombeiros do RJ e a posição do Blog

    25
    0

    Em relação à mobilização dos Bombeiros eu tenho a dizer duas coisas: aplausos para a reivindicação salarial e houve excesso na invasão do Quartel-General dos Bombeiros.

    O Blog Perspectiva Crítica apóia todo o movimento salarial que exista, porque é exercício de cidadania, porque é legítimo que o cidadão lute pela valorização do seu trabalho honesto, porque é justo que o cidadão lute por melhores condições de vida para si e sua família e porque, especialmente no Brasil, há uma enorme defasagem salarial em todos os serviços públicos por conta de um processo hiperinflacionário que nos acometeu desde as primeiras crises do petróleo em 1973, 1979 e 1981, e nunca mais o serviço público teve o prestígio que tinha atingido nos anos 60.

    Houve degradação de todos os serviços públicos, desde 1973, em razão de crise internacional que fez deixar de fluir dólares para ao Brasil rolar suas dívidas, impossibilitando a Administração Pública de investir em salários e estrutura, colaborando com a desestruturação em massa dos serviços públicos de educação, saúde e segurança em todo o Brasil e em todas as esferas governamentais.

    Hoje, o Brasil cresce. O problema de dívida externa está completamente debelado. A dívida interna está decrescente em relação ao PIB, podendo chegar no fim de 2014 a menos de 30% do PIB (já está em 39%)!! A arrecadação cresce, porque a economia cresce e a inflação está sob controle e fechará o ano de 2011 em menos de 6%, como todos já sabem.

    É agora! O momento de se resgatar a dignidade do serviço público não é amanhã ou depois, é agora! E todos têm o dever de apresentar suas reivindicações. Lógico, todos os que são honestos e vivem da remuneração dos serviços público que prestam. Todos devem inclusive lutar para que os investimentos em serviço público aumentem, pois há dinheiro para isso.

    Você sabe quando o valor dos planos de saúde baixarão, cidadão? Quando você puder ir a um hospital público e ser bem atendido. Vocês sabem qual é o melhor controle de preço de mercado para aumento de prestações escolares para seus filhos? A existência de escola pública de qualidade!! E isso só será possível com aumento de salários do funcionalismo público!

    Vocês já notaram que todos querem serviços públicos de qualidade mas os jornais dizem que não se pode aumentar os gastos? Mas então como melhorar os serviços públicos sem investir nele (essa é a armadilha sem saída que colocam para você)? Quem se interessa por cargos pouco remunerados? Isso te garante profissionais de qualidade ou motivados? Então, senhores, é um dever cívico, agora que a economia vai bem, que os funcionários públicos apresentem suas demandas para debate público.

    Todos nós elogiamos os europeus que vão às ruas fazer greve contra a deterioração de salários e condições de trabalho e de vida. Adoramos e invejamos a mobilização de franceses, alemães e gregos… mas quando somos nós que fazemos, ao invés de termos o mesmo orgulho, de nos interessarmos pelo motivo que leva uma categoria inteira a se mobilizar por todo Estado ou por todo o País, já desde logo taxamos de vagabundos, descomprometidos, exclusivamente interessados em suas condições financeiras.. Isso não é esquizofrênico? Isso não é esquisito?

    Bem a demanda dos Bombeiros do RJ é justíssima!! E o dinheiro que chega a este cidadão se reflete em dignidade do exercício de sua função pública, melhora imediatamente sua vida e de sua família, gira a economia e não pode ser desviado para pagar propina nem comissão a parlamentar, como ocorre com contratos de terceirização, concessões, privatização, contratação de ONGs e de organizações sociais e etc.

    Melhor ainda se a mobilização dos Bombeiros agregar a mobilização dos policiais civis e militares! Melhor ainda se agregar as demandas e movimentos dos professores estaduais depauperados e dos médicos estaduais humilhados por salários irrisórios!! E melhor ainda se juntar todos os funcionários públicos em ampla discussão de isonomia remuneratória e justiça remuneratória para resgate do investimento público em serviços públicos de toda natureza, em quantidade e qualidade para toda a população do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil.

    Só assim, poderá o povo brasileiro, diferentemente do que a mídia muitas vezes coloca, participar do crescimento do PIB com mais qualidade, pois terá aumento de serviços públicos e menos necessidade de gastar com os serviços substitutos da área privada, muitas vezes sem capacidade para atender o aumento da demanda da sociedade brasileira (o que acontece com os planos de saúde privados e os colégios privados de qualidade).

    E só assim talvez vivamos com o mesmo alto nível de vida que é possível viver na Inglaterra, Alemanha, Canadá e França. E vejam, nós podemos, porque desses citados o Canadá já tem PIB inferior ao nosso e Inglaterra e França serão ultrapassados em cinco anos ou menos. Na Inglaterra, os caixas existentes em hospitais públicos somente existem para dar dinheiro a quem não tiver dinheiro para a condução de vinda ou de volta (ver filme “$O$ $AÚDE” de Michael Moore). Queiram mais, senhores, porque quem se contenta com menos, fica com menos.

    Agora, todas essas mobilizações devem ser feitas de forma ordeira, dentro da lei. Tomar o Quartel-General dos Bombeiros foi um erro sem tamanho dos Bombeiros que estavam cobertos de razão em suas demandas e que têm todo o apoio da população. O Ministério Público não poderia se omitir e as prisões administrativas foram legais. Esperamos que o Tribunal consiga uma saída jurídica para essa denúncia, mas é difícil a situação, pois não se pode dar margem ao caos social.

    A tomada do Quartel-General poderia ter inviabilizado a prestação de serviço essencial dos Bombeiros e vidas poderiam ter sido perdidas por falta de socorro. Ser essencial tem este problema, senhores bombeiros… Vocês não podem, assim como qualquer outro servidor público, fazer greve como metalúrgicos e parar 100%, pois vidas e a continuidade do serviço público depende de vocês. Essa essencialidade é um dos grandes motivos que justificam a estabilidade do servidor em seu cargo, inclusive.

    O Blog Perspectiva Crítica espera o melhor desfecho a toda essa situação e apóia o movimento de valorização do serviço público e o exercício cidadão de direitos cívicos, como o direito de greve de toda e qualquer classe de trabalho, seja pública, seja privada.

    p.s.: para entender sobre as causas da degradação do serviço público no Brasil, acesse nosso artigo “Reconstruindo o Brasil, Reconstruindo o Serviço Público” em http://perspectivakritica.blogspot.com/2010/07/reconstruindo-o-brasil-reconstruindo-o.html

    p.s. de 15/06/2011: texto revisto.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui