Comparação de Serra e Dilma ou FHC e Lula

    74
    0

    Eis uma carta a outra amiga, em maio de 2010, em que comparo os projetos e feitos do Lula e FHC, para entender os projetos de governo que estão em debate e ao final poder justificar escolher por um deles. Respondi a ela sobre um artigo no Jornal Valor que evidenciava a falta de ética do Governo Lula, dentre outras críticas, só que apontando o descrédito e desilusão com a atuação do Serra. Não me lembro do artigo, pois foi ela quem comentou e somente respondi. Mas o tema é muito interessante. Compartilho.

    Segue.

    “O articulista não está de todo errado. Se entre os liberais a dúvida é entre votar no Serra e anular voto, para mim e outros sociais-democratas, a dúvida é entre votar em um ou em outro. O Jornal Valor é de direita, tá? Mas vamos.

    Serra é um quadro mais à esquerda dentro do PSDB. Isso é bom. Mas esse argumento de que a corja se instalou no Poder.. antes dos petistas, você tinha psdbistas em todos os cantos, simplesmente porque sempre quem ganha ocupa o Poder e todos os seus órgãos. A corja do PSDB está envolvida com o caso do Banestado (lavagem de dinheiro de vários partidos inclusive o PSDB, no valor de 30 bilhões de dólares.. Cris, são 30 bilhões de dólares, quase 60 bilhões de reais, quase o mesmo valor do orçamento de todo o INSS para bancar todos os aposentados do Brasil e mais aqueles assistidos socialmente). Também a corja do PSDB, através do Sérgio Motta, ex-ministro de Comunicações do FHC, comprou uma planta de usina de álcool da Rússia, por 1 bi de dólares, pelo que li e ouvi dizer, e nunca houve produção. Também a corja do PSDB, na época de FHC, tentou privatizar o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Petrobrás.. o 5º andar da Petrobrás ficou ocupado por estrangeiros avaliando informações estratégicas e vitais da empresa, o que não existe em nenhum lugar do mundo. Investimentos de milhões e milhões de reais da Petrobrás, que geraram informações estratégicas, foram simplesmente acessadas por estrangeiros que não precisavam nem comprar a Petrobrás.. com a informação podiam correr atrás dos poços de petróleo e oferecer mais por blocos com a certeza de investimentos feitos pela Petrobrás.. ridículo. Também FHC cedeu a base de lançamento de foguete de Alcântara aos EUA, sem direito de nem mesmo os militares brasileiros entrarem no local, mais uma das várias humilhações a que submeteu o Brasil ao estrangeiro. E a corja do PSDB está sendo julgada pelo mensalão de Minas Gerais, tendo como cabeça o Eduardo Azeredo. Então.. também há anti-ética no PSDB. Também há corrupção. Só que o PSDB se mostra muito aberto ao exterior (EUA, Europa Ocidental e Japão) e sem projeto de diminuição de desigualdade social ou regional. O que não ocorre com o PT.

    Mas ao contrário de FHC que nada deu de estrutura para polícia federal, o Lula triplicou este efetivo e deu liberdade de atuação, o que resultou na maior quantidade de inquéritos e condenações contra políticos e empresários de nossa história, inclusive de políticos do PT. Também criou a CGU (Controladoria Geral da União), órgão de controle de todos os funcionários da União, inclusive Desembargadores Federais.. e vários estão respondendo a inquéritos administrativos e centenas de funcionários do INSS e da receita já foram demitidos por corrupção e peculato. Isso é ser ditatorial? Isso é ser anti-democrático?

    O PMDB, esse ranço da vida brasileira, foi quem propôs terceiro mandato para o Lula. Não porque quisesse exclusivamente o Lula no poder, mas porque assim, como estão com a maioria da prefeituras no Brasil e muitos já reeleitos, poderiam estender o prazo de permanência mais uma vez. Quem não aceitou foi o Lula! Isso é ser anti-democrático e ditatorial?

    Tem vários erros do governo Lula: quis limitar o TCU, não pune os atos ilícitos do MST, não acabou com a reforma agrária (para não acabar com o movimento social que também o apóia), deveria ser mais contundente contra as Farc e cria essa palhaçada do pré-sal… mas cada viagem do Lula ao exterior resulta em tratado comercial que gera empregos, criou 10 milhões de empregos com carteira assinada, pagou a dívida externa, criou 250 escolas técnicas no País e quatro universidades públicas (FHC quis acabar com as universidades públicas pois admira o sistema de ensino americano que só educa a elite), aumentou o salário de todos os professores do País, federais, estaduais e municipais, através do Fundeb (5 bilhões de reais por ano para quem se aperfeiçoar em cursos), aumentou os salários ds forças armadas e está reequipando todas as Forças armadas (submarinos convencionais e nucleares para a Marinha com obtenção de tecnologia), aviões de caça para a Aeronáutica (com obtenção de tecnologia) e 3000 carros de combate para o exército (projeto brasileiro e licitação ganha pela FIAT para construção). Além disso ele vem refazendo os quadros de todo o funcionalismo, seja por equilíbrio salarial, seja dando infra-estrutura, seja contratando mais funcionários (todo mundo reclama que o INPI, que registra patentes, é lento, mas só o Lula contratou pra lá e aumentou o salário). Também só o Lula parou de pedir para ser amiguinho comercial dos EUA, Europa e Japão e passou a tecer uma rede de comércio e interesses que só interessa ao brasileiro (Rússia, Índia, China, África do Sul, México, Mercosul)… e crescemos mais do que qualquer outro.
    Quando os Espanhóis mandaram brasileiros de volta ao Brasil sem justificativa, o Lula mandou a Polícia Federal mandar de volta todos os espanhóis que chegavam no Brasil, em respeito ao princípio da reciprocidade.

    Ou seja, Lula e o PT trabalham para brasileiro e por brasileiro. Hoje somos respeitados no exterior.

    Pra mim, projeto de governo é diminuição de desigualdade social e regional, criação de emprego, investimento em segurança pública e defesa nacional, com liberdade econômica e de expressão e política educacional com oferta de vagas públicas ao maior númeo possível de brasileiros, sem desestimular a área privada. E no governo Lula o Banco do Brasil lucrou 10 bi ano passado. O Bradesco e Itaú tiveram lucros recordes, as empresas têm venda recorde.. e a inflação está controlada.. que socialismo/comunismo é esse? Banco Central independente, liberdade de imprensa.. Não estou vendo o problema bolivariano que o nobre articulista vê…

    Só uma continuidade do Lula atinge tudo isso, neste momento, eu creio.

    Vejo que quando a bandalha é pra privilegiar os liberais, aí pode.. como bilhões de reais liberados pelo BNDES para salvar empresas de maus acordos (até aconteceu no Lula também..).. com pessoas da direita em todos os centros do poder (hoje ocupados pelos petistas)… aí pode… mas quando é a esquerda não…

    Confira no Google tudo o que eu disse.. compare as realizaçaões do FHC com o de Lula… é uma enxurrada.. Lula sabe fazer a economia crescer e os salários e empregos também, ao mesmo tempo. O PSDB, ao que parece, não. São fatos.”

    Só um detalhe, um amigo meu me corrigiu que a CGU foi criada durante o Governo do FHC. A lei de criação da CGU data do Governo do FHC, mas a instalação e início da estruturação e trabalhos, creio que ficou a encargo de Lula. Não adianta ter no papel e não efetivar. Vide o Imposto sobre grandes fortunas. FHC criou a previsão constitucional, mas até hoje não há Lei complementar que a regulamente, e FHC ficou 8 anos no Poder. Mas para constatar se a CGU começou trabalhos na Era Lula é só ver a data do primeiro procedimento administraivo. Eu não consegui achar.

    Últimas erratas: Escrevendo rápido e para amiga, afirmei que (1) a CGU investiga Desembargadores. A CGU investiga funcionários públicos Federais do Executivo, mas se a investigação gerar a informação de que qualquer outro funcionário, do Judiciário ou Legislativo esteja envolvido, é só o procedimento ser enviado ou copiado para o Ministério Público Federal ou para a Polícia Federal e todo mundo é investigado e responde a inquérito criminal. Faltas de Desembargadores são verificadas por Órgãos Especiais de seus Tribunais e pelo CNJ. Também afirmei que (2) Lula criou 250 Escolas Técnicas, mas no último programa eleitoral vi a informnação de que foram 214. Por último falei que (3) Lula “pagou a dívida externa”. Na verdade pagou a dívida integral com o FMI, o que era uma mancha para o País, já que, além de se referir à dívida da época do calote do Sarney, pressionando o risco Brasil, também dava margem para estrangeiros do FMI virem aqui ditar regras de gastos soberanos nossos. Dívida externa todo País tem, pois é normal financiar-se para realizar o bem público. O que não pode é dívida alta em relação ao PIB, e hoje o Brasil tem uma das menores do mundo desenvolvido 46%, tendente a 40% no fim do ano. OS EUA passam de 90/100%.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui