Como saber se a inflação está controlada? A regra simples de ouro: índice de 0,45% ao mês é a meta.

    20
    0

    Gente, para vocês não ficarem confusos com o sobe e desce de índice de inflação, como você pode entender se a inflação está alta ou baixa? Demonstro mecanismo simples.

    A meta inflacionária atual é de 4,5% ao ano, ou seja, de janeiro a dezembro, podendo variar doispontos percentuais para cima ou para baixo, ou seja, podendo variar de 2,5% ao ano a 6,5% ao ano.

    Sendo assim, considere 0,45% ao mês como meta inflacionária mensal. Éo IPCA e o INPC que contam para este acompanhamento, pois os outros índices têm componentes que desconsideram a cesta de itens consumidos normalmente pelas famílais, como o IGPM (peso do dólar em 60%) e o INCC (índice da construção civil em que pesa cimento, ferro..).

    Assim, vejam o trecho de um artigo no Jornal do Commercio de hoje, 1º de setembro de 2011:

    “O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-S) de 31 de agosto de 2011 apresentou variação de 0,40%1, 0,09 ponto percentual (p.p.) acima da taxa registrada na última divulgação, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (1º) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com este resultado, o indicador acumula alta de 4,17% no ano e 7,10% em 12 meses.” (artigo intitulado “IPC-S fecha agosto com alta de 0,40%, mostra FGV”, Jornal do Commercio on line de 1º/09/2011)

    Houve aumento de inflação do mês anterior para esse, já que o índice anterior foi de 0,16%. Mas há descontrole? Não. Pois o índice mensal ficou em 0,40% e o anual, de janeiro para cá está em 4,17%. Isso significa que mais 4 índices desses (setembro, outubro, novembro e dezembro) e o índice anual fecharia em 5,77%, ou seja, abaixo de 6,5%: dentro da meta anual.

    É assim, o índice anual é fechado a partir da soma simples dos índices mensais. O acumulado dos últimos 12 meses somente existe para indicar tendência, pois o Banco Central é obrigado a entregar o índice de janeiro a dezembro. Portanto, se houver pique inflacionário de 0,80% em um mês, significa que algo deve ser feito, pois o excesso de 0,35% daquele mês terá de ser compensado no índice de 0,45% do mês seguinte ou dos meses seguintes. Entenderam?

    Assim você já pode concluir: bom, se o índice dos últimos doze meses está em 7,1%, é calro que houve descontrole inflaciuonário em algum momento no passado, mas se desde abril o índice desceu para 0,45% e depois para 0,15% e 0,16%, o índice está sendo compensado e mesmo que aumente nos últimos doze meses, significa que está havendo controle, pois chegar a 0,16% é mais difícil do que manter. E então você pergunta: e quanto está o índice deste ano? O mesmo artigo citado acima informa: 4,17%. Bom, com índice desses mês em 0,40%, está tudo bem. Houve aumento de 0,17% do mês passado para 0,40%, calro. Temos que ver isso e controlar, mas o aumento em si de 0,40% ainda não é nada demais se o repetirmos até o fim do ano.´

    É assim que se analisa, pessoal. A reação histérica a cada íindice mensal, e apresentando sensacionalistamente o índice do acumulado dos últimos 12 meses é só para vender jornal e te apavorar.

    Com essa dica, você vai poder concluir sozinho se a inflação vai mal ou bem, sem depender de sensacionalismo de jornal irresponsável. Veja que o Jornal do Commercio fez a divulgação do fato de forma fria. É assim que se faz. Quem tem que concluir é você e naõ o jornal. Jornal de verdade informa e te dá parâmetros para você raciocinar.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui