Banco Central prevê inflação abaixo do centro da meta em 2012

    32
    0

    As informações no artigo publicado hoje, 20/03/2012, no Globo On line, intitulado “Banco Central vê inflação abaixo do centro da meta em 2012”, estão de acordo com o que acredita este Blog.

    Acesse o artigo em http://oglobo.globo.com/economia/banco-central-ve-inflacao-abaixo-do-centro-da-meta-em-2012-4441279

    A previsão de IPCA em 4,4% no fim de 2012 com taxa Selic de 9,75% está compatível com a situação doméstica de crédito e endividamento familiar e está de acordo com as condições econômicas internacionais para este ano com Europa, EUA e Japão ainda (e por um bom tempo) estagnados e em lentíssima recuperação.

    Esta previsão também está autônoma e melhor do que a do Mercado (Boletim FOCUS) que já previu em torno de 5,22% de inflação para este ano de 2012 e mais para 2013 (tsc, tsc, tsc – que feio mercado…).

    Mas acreditamos que a Selic pode ser inferoir a 9,75% no final de 2012, até porque inflação baixa é desaquecimento econômico e baixar selic é meio de combater esse desaquecimento. Mas, como já dissemos, enquanto não se adequar a remuneração de nossa poupança à relalidade de um país de inflação controlada, a Selic não poderá ser fixada em menos de 8,5% ou 8%, pois ninguém mais compraria títulos da dívida brasileira e todos esses tipos de investidores aplicariam na poupança que daria melhor remuneração.

    Seguimos acompanhando.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui