Alguém viu o programa Conta Corrente de 13/10/2011

    23
    0

    Este é o melhor programa econômico que eu conheço. Guto Abranches é apresentador e sempre está acompanhado de George Vidor (excelente – o mais neutro comentarista econômico que já vi atuando em colunas escritas ou em reportagens econômicas)como comentarista e instigador centrado e bem humorado dos convidados ao programa para discutir assuntos econômicos nacionais e mundiais.

    Bem, a entrevistada de ontem, Diretora e Vice-Presidente de um Banco que atua no setor de financiamento de operações de micro, pequenas e médias empresas, lançando seus títulos no mercado financeiro, afirmou que “parece que o Banco Central estava certo (ao diminuir os juros Selic)”. Palavras da executiva.

    E o que falamos aqui desde a adoção equivocada de volta de alta de juros mesmo com previsão de queda do pib brasileiro desde o início do ano de 2011?

    Mas pior do que isso, o mês de setembro foi o pior mês desde 2006 em criação de empregos em São Paulo (corte de 6.000 vagas, com sofrimento maior pelas indústrias). Por que? Miriam e o Globo não diziam que todos compravam e que a inflação estava aí porque havia pressão de demanda?

    Bom, na verdade acontece agora que compra de imóveis e carros está baixando rápido. A queda de vendas de material de construção e carros em setembro foi entre 2% e 3%!! A queda da atividade econômica medida pelo IBC-BR, índice do Bancen e da FGV, foi de 0,53% negativo!! Olha a recessão que a Miriam queria se aproximando. Juros futuros descem.

    E como disse, no programa político do PSDB ontem (horário político obrigatório em rádio), pude notar que uma das coisas apontadas como devendo ser corrigidas é a queda na produção econômica!! AHUAHUAHUAH É senhores, como devidamente previsto, além de o grupo de mídia conservador ter exigido juros altos anos a fio e em período mesmo quando a inflação a curto prazo caía em 2011 (entre abril e julho/2011), agora, que brasileiros perdem emprego, o grupo político de oposição pode dizer que há incompetência na gestão econômica!!!

    É isso. O Blog está e estava certo. Mas continuaremos apontando os rumos corretos e deixando os leitores entenderem porque deve ser adotada uma medida econômica ao invés de outra e em que medida e por quanto tempo. É assim que sempre atuaremos. E tudo isso respondendo às perguntas e críticas de nossos leitores. Tudo para que ao invés de ficarmos repetindo teses dos outros ou pregando messianicamente uma saída econômica, entendamos realmente o que ocorre no Brasil e no mundo e procuremos, de posse de informações verdadeiras e de raciocínios de boa-fé, as melhores saídas, admitindo e entendendo que toda medida tem prós e contras e que os riscos devem ser admitidos e gerenciados.

    Tudo isto é o sentido de existência do Blog: debater a verdade e suas condicionalidades, publicadas ou não pela grande mídia, no sentido de garantir, no menor tempo possível, um mix de controle de inflação, estabilidade na criação de empregos, diminuição de relação dívida/pib, aumento de salário mínimo, melhora definitiva de prestação de serviço público básico (segurança, previdência, saúde, transporte, educação e moradia), com vistas a enriquecer o cidadão brasileiro.

    p.s.: texto revisto e ampliado. Veja também nossas análises antes da alteração de postura do Banco Central, criticando-o por aumentar Selic desnecessariamente e a análise econômica interna e internacional em julho de 2011: http://perspectivakritica.blogspot.com/2011/07/analise-economica-interna-e-externa.html

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui