Falhas no Transporte Público: sofrimento da população é culpa exclusiva dos governantes

    45
    0

    A culpa pela superlotação dos trens do Rio de Janeiro, que gerou uma morte ontem, é culpa direta de Sérgio Cabral (Governador) e Eduardo Paes (Prefeito). Temos de reconhecer quem são os culpados logo para não ficarmos vendo notícias e notícias sobre o caos no trânsito e tranporte de pessoas e culpar a vida, o mundo, as “coisas”.

    Os asfaltos novos em três meses apresentam buracos. Os trens privatizados não dão conta do recado e não melhoram o modal ferroviário. O metrô não avança como poderia e perde para o avanço de ônibus, que não pode garantir o escoamento de todo o trafego humano na cidade do Rio de Janeiro. De quem é a culpa? Exclusiva de Eduardo Paes e Sérgio Cabral, gente. É isso. Lamento por eles, mas lamento muito mais por nós!!! Alguém tem que falar a verdade!!

    Não há metrô suficiente porque o lobby das empresas de ônibus não deixam e arruma subterfúgios para aumentar a lucratividade do modal rodoviário de transporte e alimentar esperanças vãs ao cidadão de solução nos transportes do dia a dia, ou seja, BRT’s. A idéia não é ruim, mas só resolve com ampliação do metrô!! Moscou tem 12 linhas!!!

    E sucumbir ao lobby das empresas de ônibus é culpa do Prefeito e do Governador. É isso. A autoridade pública é a responsável por avançar modais de transporte de massas (ônibus é transporte coletivo e não de massa) e por fiscalizar o cumprimento de metas de melhora de prestação de serviço público de transporte aos cidadãos.

    Se isso não é feito, não há melhorar de trasnporte público e a culpa é de quem? Do governante. Não é de mais ninguém, quero deixar isso claro. Como depois de mais de dez anos de privatização do metrô e dos trens esses modais não estão mais eficientes e oferecendo mais segurança aos usuários? Como são modais que não se expandiram? Foram privatizados para quê? Para meramente funcionar como funcionavam? Para serem meramente explorados? Para passarem as tarifas do bolso do Estado e do Município para o bolso da área privada? Pois é isso o que está ocorrendo!! E ninguém fala nada, não dá nome aos bois e não cobra!! E nós somos os prejudicados e obrigados a ler notícias que não levam a lugar nenhum!!

    Não re-elejam Sérgio Cabral e Eduardo Paes!!! Vejam como somos espoliados! Vejam como nosso nível de vida piora. Sem transporte público de qualidade as áreas do Centro, Zona Sul, Tijuca e Barra da Tijuca e Grande Zona Norte também sofrem com especulação imobiliária, pois não é possível morar tão longe do trabalho!! Estamos sendo prejudicados no transporte, no tempo perdido, no lazer, e no custo de moradia!! Tudo por causa de ineficiência nos transportes!! É claro que falta de planejamento urbano, falta de descentralização das áreas que produzem e oferecem emprego, falta de descentralização do comérico e lazer também gera a especulação imobiliária, mas os transportes ineficientes causam transtornos além do mero transporte!! Esse é o quilate do problema! E quem pode resolver? Somente Sérgio Cabral e Eduardo Paes!! Mais ninguém. Ainda mais porque Eduardo Paes, nosso Prefeito, tem 90% da Câmara Municipal em sua coligação partidária (É o Chavismo de Eduardo Paes!!).

    Pessoas morrem e o que muda no modal de trem e do metrô? Nada. Mas quando os jornais publicaram várias mortes, prejuízos e pessoas queimadas por bueiros da Light que explodiam Eduardo Paes ficou no corner e teve de cobrar da empresa que resolveu quase integralmente o problema.

    Gente, se não cobrar dos governantes, não terá solução! Até quando vamos viver sem transportes de massa?!?! Até quando quando ver pessoas pobres dependuradas no trem para não chegar atrasado no trabalho longe de sua casa?!?!? E estas acabam caindo e morrendo?!? Será que ninguém vê que somente culpando e exigindo dos governantes será possível acabar com essa palhaçada?

    Se a área privada não consegue dar conta, retirem a concessão dela!! Para o Estado comprar trens, investir na malha ferroviária e a Supervia somente embolsar as tarifas, melhor que as tarifas fiquem com o Estado, ué?

    E os buracos em asfalto novo?!?! É ridículo. É só fiscalizar a obra terminada, registrar os buracos e mandar a empresa responsável corrigir, ou exigir indenização por obra feita sem qualidade contratada!! Mas o que os governantes fazem? Não fiscalizam, pagam a obra e deixam os buracos para a próxima obra que dará em nada mais uma vez!! E de quem é a culpa? De Paes e do Cabral!! Lógico!! Há dúvida?!?!?

    Apontem e acusem os culpados pelo caos no trânsito e tranporte de pessoas!! É culpa de Cabral e de Eduardo Paes!! Elejam outros governantes compromentidos mais com as pessoas do que com as empresas de asfaltamento de ruas e concessionárias de transportes, dos trens e dos metrôs!! Elejam alguém confiável e comprometido com ética, com a melhoria de vida da população!! Elejam pessoas de partidos limpos, elejam pessoas do PPS e do PSOL!! Elejam de outros partidos também, mas bem escolhidos como Marcelo Freixo, Otávio Leite, Andrea Gouvea, Reimont, Eliomar Coelho!!

    Procurem políticos que brigam pelo povo. São muito poucos!!! A estes elencados acima, menciono ainda Jorge Bittar, Nilton Salomão,  Carlo Caiado!! De todos esses tive excelentes referências e excelentes contatos e experiência em lutas sociais. Vi empenho.

    Temos de parar de votar em propaganda. Temos de nos informar sobre boas pessoas comprometidas com os interesses reais da população.

    Transporte é crucial para a vida em cidade, para vida tranquila, para vida em família, para o lazer. Nossa desgraça, neste quesito, hoje tem nome: Sérgio Cabral e Eduardo Paes!! Eles naõ mandam fiscalizar!! Eles não cobram multas de empresas de ônibus!! Eles não expandem o Metrô!! Eles não exigem trens de qualidade e em quantidade!! Eles não descentralização a oferta de empregos, comérico e lazer pela cidadde e pelo Estado, criando a necessidade de todos se amontoarem em torno do Centro, Zona Sul, Tijuca e Barra da Tijuca!! Eles são os culpados por obras de recapeamento de milhares, centenas de quilômetros de ruas virarem queijo suíço em três meses!! Eles são os culpados exclusivos!!

    Essa é nossa opinião!! Se tudo estivesse bem, levariam os louros. Não estando, levam o abacaxi!! Mas só o sumo, né gente.. pois a casca e os espinhos estão conosco!! Triste e verdadeiro!

    p.s.: o artigo do jornal o globo que originou este artigo foi publicado hoje sobre a morte de um usuário de trem que estava pendurado. Acesse em http://oglobo.globo.com/rio/superlotacao-nos-vagoes-faz-passageiro-cair-de-trem-no-ramal-de-santa-cruz-8093035

    p.s. de 27/05/2013 – texto revisto. A correção do nome do Prefeito de “Fernando Paes” para Eduardo Paes demorou. Quem lia Fernando Paes devia rir muito, já que o nome dele consta umas dez vezes.. rsrsrsrs Mas está corrigido. Abs.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui