Risco Brasil = Risco americano (quase).Títulos brasileiros encostam nos títulos americanos, considerados os mais seguros do mundo!

    20
    0

    Acesse esta notícia no Jornal o Globo On line!! http://oglobo.globo.com/economia/tesouro-capta-us-750-milhoes-no-exterior-com-titulo-de-dez-anos-8340645

    Senhores e senhoras, o Tesouro Brasileiro captou 750 milhões de dólares através de títulos da dívida soberana, pagando apenas 2,625% ao ano!! Apenas 0,98 ponto percentual acima do que paga o Tesouro americano!! É histórico.

    Os títulos do Tesouro americano são os que pagam menos juros no mundo e considerados os mais seguros de todo o mundo!! Não sei como está a captação da Alemanha, mas todos os demais títulos pagam normalmente mais do que o tesouro americano.

    Nós já tivemos de pagar mais de 20 pontos percentuais acima dos pagos pelo Tesouro americano e agora pagamos apenas 0,98 ponto percentual a mais.

    Isso é o coroamento da boa administração pública da dívida pública, inflação, câmbio, orçamento, estrutura macroeconômica por mais de onze anos de governo petista… quem diria?

    Essa notítica põe abaixo qualquer argumento sobre má administração da economia brasileira. É um fato para ser comemorado!! E nós sabemos… afinal, enquanto na Grécia 63% dos jovens estão desempregados; enquanto na Itália populares tentam invadir o Parlamento Italiano e matar políticos por não terem como alimentar os filhos*; enquanto na Espanha mutuários se suicidam para não serem despejados das suas casas cujas hipotecas não conseguem pagar e enquanto nos EUA a taxa de suicídio (por questão de dificuldades financeiras*’) é maior do que a taxa de acidentes de trânsito naquele País.. o Brasilzão segue criando empregos e subindo a renda do trabalhador, ano a ano, além de baixar a dívida pública que está em 35% o PIB!! E com inflação dentro da meta.. ano a ano!!

    Quem diria? O Blog Perspectiva Crítica compartilha este dado feliz para o Brasil: o reconhecimento que o risco visto pelo mercado para os títulos da dívida do Brasil é quase o mesmo do risco admitido para os títulos dos EUA!!! Há muito já avisamos a nossos leitores que poupança em Títulos do Tesouro Brasileiro eram bom negócio e mais seguro do que títulos de dívida européia. Agora fica evidente que nos aproximamos até do menor risco do mundo: o risco americano. 

    p.s.: Eu sei que soa bizarro… mas considerando a realação dívida/PIB dos EUA em mais de 100% e sendo este parâmetro um indicador forte de capacidade de pagamento de dívidas de um País, já tendo sido considerado o índice de 56% do PIB como evidência de insolvência de países (quando as dívidas européias eram menores que 40% e a americana tinha chegado a 25%), ouso dizer que o Brasil, com seus 35% de relação dívida/PIB, deveria pagar juros menores do que o juros americano… quem sabe um pouquinho mais pra frente? rsrsrsrs

    * argumento apresentado pelo italiano que tentou invadir armado o Parlamento italiano essa semana, conforme publicado na mídia.
    *’ número de suicídio nos EUA em 2010 foi de pouco mais de 38 mil pessoas contra pouco mais de 33 mil mortes em acidentes de trânsito e, segundo um instituto americano, a causa dos suicídios era a condição financeira precária, conforme publicado recentemente no Globo e objeto de artigo recente deste Blog.

    p.s. de 10/05/2013 – texto revisto e ampliado.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui