Qual a omissão na cobertura do jornal nacional de 09/07/2012 sobre a greve dos servidores públicos federais?

    26
    0

    Assim que vi, fiquei curioso. “Ihh! Depois de meses de movimentos de greve intensa em todo o País, sem qualquer cobertura jornalística, será que agora O Globo vai dar direito de voz para os servidores e instituir uma discussão honesta sobre o tema?” Claro que não.

    Duas frases de um representante dos servidores: ” Não vamos sair de greve sem algo de concreto.” E a defesa do governo: “O governo informa que não houve perda inflacionária, que o reajuste de todos os servidores federais, inclusive militares gera aumento de despesa de 92 bilhões de reais e que em 2003 o custo com servidores era de 75 bilhões de reais e que agora é de 189,9 bilhões de reais.” Quanto absurdo dos servidores.. tadinho do governo.. já aumentou tanto os salários e os gastos e os servidores maus estão decididos… Onde está a omissão?

    É verdade que houve aumento de gastos nominal com funcionários públicos, e é verdade que algumas categorias tiveram reposições parciais nesse período. Mas a informação omitida é que grande parte do aumento derivou de contratação de servidores durante esses anos, mesmo que entre 2010 e 2011 tenha havido queda de 11.000 cargos públicos por falta recente de contratação no governo Dilma.

    Durante o governo Lula houve reestruturação dos quadros públicos, tendo sido dobrado o contingente do INPI, triplicado os 7.500 policiais federais existentes em 2002 para 21.000 em 2010 (já ouvi que esse contingente já teria ultrapassado 25 mil) e a metade de todos os novos contratados foram para a educação, para preencher cargos de professores e respectivo administrativo em 214 escolas técnicas e quatro novas universidades federais, fora contratação de servidores para todas as agências reguladoras.

    Então, senhores, com essa informação, a impressão da informação dada pelo Jornal Nacional de que houve “aumento de 75 bilhões para 189,9 bilhões de reais, em dez anos”, fica como? Bem, não foi para aumento de servidores como pode ter dado a entender. É importante que você, leitor deste BLOG, saiba que a informação da que disponho é de que enquanto no governo FHC o custo de menos funcionários era de 5,4% do PIB, hoje é de 4,17% do PIB.

    Portanto, o custo caiu do gasto com servidores por causa do crescimento do PIB, e portanto, podemos crescer este investimento, com todas as vantagens que já demonstramos em diminuir a diferença da disponibilidade de servidores em nossa economia em relação à que existe em países ricos como Alemanha, França, Dinamarca e, pasmem, EUA (tem 47% mais servidores públicos/total de empregados do que o Brasil). E mais.

    A União Federal tem permissão para gastar até 50% de seu orçamento, de 969 bilhões de reais em 2011, com funcionários públicos (ou, seja, com investimento em prestação de serviço público à população), mas em 2011 esse valor não ultrapassou 31%.

    Agora, pergunto de novo: há dinheiro para cumprir o reajuste constitucional da remuneração dos servidores previsto no artigo 37, X da Constituição da República? E pergunto: é injusto o movimento de greve dos servidores sem reajuste entre 3 e 10 anos? E mais: se fossem dados todos os aumentos integralmente (seriam parcelados em dois a quatro anos) e (pioremos) ao mesmo tempo, quebraria o Estado, como afirmou Mantega?

    A resposta a todas estas perguntas senhores é não. Mas ter triplicado servidores da polícia federal fez seu passaporte ser emitido em até dez dias, enquanto era emitido em até quatro meses antes de 2002. E há milhões de brasileiros estudantes a mais em cursos técnicos e superiores. Quanto vale uma máquina pública eficiente? Essa é a pergunta e o que publiquei aqui é a verdade total e não omissa e parcial publicada pelo Globo sobre o tema.

    p.s.: revisto e ampliado

    p.s. 12/07/2012 – onde se lia “há dinheiro para cindir o reajuste constitucional” foi corrigido para  “há dinheiro para cumprir o reajuste constitucional”. A correção automática ortográfica trocou as palavras na digitação original por IPAD.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui