Novo recorde de acesso mensal ao Blog: maio de 2012 fecha com 2.915 acessos. A diferença entre Blogs e a grande mídia.

    38
    0

    Em quarto mês consecutivo de aumento de acessos ao Blog Perspectiva Crítica, maio de 2012 apresenta o mais novo recorde de acesso, contabilizando 2.915 acessos. São quase 100 acessos por dia em média durante todo o mês de maio de 2012.

    O mais importante disso tudo, além de poder o leitor verificar a coesão informativa do Blog Perspectiva Crítica, já que todos os artigos fazendo previsões econômicas e políticas ficam disponíveis desde sua publicação e com fácil acesso, está na possibilidade de o leitor perguntar diretamente para o autor do artigo a sua opinião em diversos assuntos através do Blog, via comentários.

    Eu vejo muitas vantagens nessa profusão de interesse social pelos Blogs. O Blog é uma via direta de acesso às informações com instrumentos de fácil pesquisa, o que não existe em site de um grande jornal. Você pode sempre discutir fatos e testar o raciocínio do escritor do Blog, com respostas quase imediatas, o que não é possível em colunas de jornais de grande circulação.

    E o mais importante de tudo: os blogs são escritos por pessoas como você e têm os mesmos interesses que você. É diferente de você ler as colunas de jornais de grande circulação em que o jornalista participa da sociedade encastelado em seu salário de R$70 mil reais e freqüenta os salões do poder no País, sendo ainda compelido, na mais das vezes, a produzir informação consoante a linha editorial do Jornal para o qual escreve.

    Um Blog é muito diferente. Ele transita na realidade mais próxima a você e o blogger tem interesse na melhoria de tudo o que se relaciona com a sua vida mais diretamente. Não há interesse em receber prêmios estrangeiros por jornalismo, o que, por si só, já é uma pressão para escolher temas de interesse das bancas internacionais que julgam os artigos, assim como é uma pressão em dar uma abordagem que possa ser entendida e aplaudida por estrangeiros. Pense nisso.

    E isto não quer dizer que você esteja perdendo em qualidade informativa. Por quê? Porque muitas vezes o Blogger pode ser especialista no tema sobre o qual escreve, o que muitas vezes o jornalista não é. Muitos colunistas renomados em economia ou política não têm formação em ciências políticas ou econômicas. Alguns jornalistas e colunistas sociais sequer têm graduação em jornalismo.

    Muitos colunistas que repetem a opinião da chancelaria americana, por exemplo, não têm conhecimento sobre política externa para refutar a posição que o Brasil adota internacionalmente em relação a um tema. Imagine ler um blog sobre política internacional de um diplomata aposentado? Imagine comentários de um ofical militar reformado sobre questões militares? Imagine saber sobre os problemas do Judiciário por servidores e magistrados?

    E veja, você não é obrigado a concordar com o que é escrito, óbvio. E tem canal simples, fácil e direto ao escritor, o que não acontece na grande mídia. Se você não gostar do que o blogger escreve ou sentir que ele não domina sobre o que escreve ou que no tempo oscila sua opinião sem evidente postura coesa e defensável/compreensível, você simplesmente deixará de o ler. E mais, pode ainda, através de comentário, desconstituir o que foi escrito pelo Blogger, mostrar o seu erro e o expor a todos os leitores.

    Isso não quer dizer que os Blogs substituirão a grande mídia. São veículos distintos. Um Blog dificilmente terá acesso primário à informação ou poderá executar investigação jornalística como as grandes empresas da mídia. Mas os Blogs são um fato social que vieram para ficar, com nicho próprio e com função de dar voz mais direta da sociedade à própria sociedade, bem como para fiscalizar a grande mídia, impondo-a à crítica em massa e com amplitude social a que ela nunca foi exposta, a bem da busca da verdade jornalística.

    Eu acho que o evento social BLOG veio para ficar. Pesquisem informação. Se virem que a informação sobre determinado tema disponibilizado pela grande mídia em sociedade é de baixa qualidade, apontem! Reclamem. Criem até seu próprio Blog. Mas participem desta formação de consciência independente e interativa, verdadeira e próxima à sua realidade.

    Acho que é isso o que está acontecendo com o nosso Blog Perspectiva Crítica. Nós participamos e participaremos dessa onda de livre informação com afinco e responsabilidade, com coesão informativa e sempre com a indicação de fontes e fundamentos para que você, leitor, possa acompanhar nosso raciocínio e tirar suas próprias conclusões sobre os fatos escritos e criticados em cada artigo nosso. Esse é o nosso compromisso com você.

    abs

    p.s.: Em um mundo informativo perfeito, a grande mídia obteria a informação primária com enfoque social positivo (com potencial de melhoria de qualidade de vida do cidadão idêntico ao potencial de criação de ambiente econômico saudável a emrpesas financeiras, industriais e comerciais e com defesa das instituições da República) e não precisaria ser criticada pelos Blogs, mas simplesmente propiciaria a discussão sobre as questões levantadas pela grande mídia, sobre a envergadura do problema político, econômico ou social e sobre as possíveis soluções. Neste dia e neste mundo, a melhoria da qualidade de vida do cidadão, melhoria do ambiente econômico para empresas e bancos e melhoria e desenvolvimento da qualidade institucional do Estado atingiriam o ápice de seu potencial transformador a bem de todos, ao meu ver.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui