Crítica do Blog Perspectiva Crítica obtém resposta informativa do Globo no dia seguinte

    42
    0

    A posição adotada pelo Blog Perspectiva Crítica, em 11/04/2014, em relação à crítica do artigo intitulado “Diretora do IBGE sai após pesquisa parar” e publicado no Globo de 11/04/2014, foi confirmada no dia seguinte, hoje, em artigo on line do Jornal O Globo intitulado “Eu me responsabilizo pessoamente pela decisão”, diz presidente do IBGE.

    Observe o trecho que selecionamos:

    “A saída de Marcia Quintslr da diretoria de Pesquisa detonou uma crise institucional inédita no IBGE. O que aconteceu?
    A percepção de que nunca se viu uma situação tão delicada é porque nunca nos deparamos com um problema tão delicado. Temos de atender à Lei do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Eu me responsabilizo pessoalmente pela decisão de alterar o cronograma da Pnad Contínua. Mas estou certa que fizemos, eu e a maioria do conselho diretor, a melhor opção para preservar o IBGE e também a pesquisa. A coleta vai continuar.”

    Acesse a íntegra do artigo informativo publicado pelo Globo sobre o assunto em: http://oglobo.globo.com/economia/eu-me-responsabilizo-pessoalmente-pela-decisao-diz-presidente-do-ibge-12176527

    Restou evidente que o artigo criticado por nós ontem estava ruim no enfoque do título e incongruente tal título em relação ao conteúdo. O artigo de hoje põe a infomação em termos razoáveis e responsáveis.

    A presidente do IBGE disse que a decisão foi da maioria da Diretoria, e não houve intromissão de Brasília. Disse que a PNAD Contínua teve uma falha com falta de dados essenciais sobre renda domiciliar, o que prejudicava a distribuição de valores do Fundo de Participaçao dos Estados. Ela esclareceu que o IBGE só se deu conta da falta desses dados quando foram questionadas por poítcos no Senado sobre essa nova pesquisa. E ficou patente que a pesquisa não parou coisa alguma; ela será complementada.

    Antes tarde do que nunca, o Globo corrige a informação indutiva do dia anterior, devidamente criticada pelo Blog Perspectiva Crítica, e restaura a verdade dos fatos através da publicação, no dia seguinte à nossa crítica, através da publicação de artigo verdadeiramente informativo, coeso e coerente.

    Esse tipo de resgate da verdade é muito importante. Jornais podem errar. Jornais podem errar, também, em virtude de uma postura da redação sobre os fatos e sobre a linha editorial (a qual inclui propensão contra ou a favor de grupos de interesse e partidos.. isso não é ilegítimo). O ideal seria que a informação tivesse sido publicada friamente e informativamente desde o início, sem precisar de informações corretivas posteriores… mas antes assim do que o jornal não dar o braço a torcer, continuar orgulhosamente com uma linha equivocada de perspectiva dsobre os fatos, desinformar a sociedade e colocar sua credibilidade em risco perante a sociedade.

    Ficamos satisfeitos com essa nova publicação e aconselhamos sua leitura aos que pretendem entender a realidade dos fatos por trás da não divulgação a partir de maio de 2014 dos dados da Pnad Contínua e postergação dessa divulgação por um ano ou mais, bem como para quem quiser entender os motivos reais da saída da Diretora, que nada teve a ver com parada de pesquisa  (o que não ocorreu) e nem com pressão de governo, mas uma decisão de diretoria pela qual a presidente do IBGE se responsabiliza pessoalmente.

    Importante, ainda, salientar que a presidente do IBGE diz que pesquisas mais rápidas e melhores seriam possíveis se houvesse mais funcionários.. como todo o funcionalismo público, o IBGE sofre de falta de funcionários… e por isso, a sociedade terá de esperar mais oito meses a um ano e meio para ter informações quepoderia ter ainda antes da eleição!! Veja a perda em serviço público que a falta de funcionários causa à sociedade.

    É isso.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui