Início Colunas Blog da Míriam Leitão: “China adota medidas para conter valorização do setor...

Blog da Míriam Leitão: “China adota medidas para conter valorização do setor imobiliário”

59
0

Pessoal,

Como já publiquei aqui, no meu artigo “bolha imobiliário no RJ”, há um movimento de valorização dos setores imobiliários dos países emergentes por conta da busca de investimentos seguros e com retorno por parte dos fundos europeus e americanos que não têm boas perspectivas em seus países. E assim seguem, claro, todos os demais fundos de investimentos mundiais.

Este fato gerou a admissão, pela primeira vez, pelo FMI de que controle de fluxo de capitais não seria crime contra a liberdade econômica e contra a liberdade de mercado. Tudo isto eu já tratei com detalhe no artigo anterior, inclusive indicando fontes.

Agora, a Míriam Leitão publicou ontem, 12/07/2010, em seu blog que a China está adotando medidas para impedir valorização exacerbada de seus mercados imobiliários, para impedir que haja em sua economia crise semelhante a que ocorreu com os países ricos. A natureza das crises seria distinta, como seria a crise no Brasil (de preços e não de crédito), mas teria o mesmo poder de devastação.

Isto é para demonstrar e alertar mais uma vez sobre os valores absurdos praticados no mercado brasileiro, em especial no Rio de Janeiro, para imóveis. Trago mais essa informação e sugiro a leitura do artigo da Miriam.

P.S.19/07/2011: texto revisado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui