Comentário e crítica ao artigo “Um país conflagrado nos Tribunais” , publicado no Jornal O Globo

    62
    0

    Publicado pelo Jornal O Globo, em 18/07/2015, página 08, o artigo intitulado”Um País conflagrado nos Tribunais” foi bom, mas poderia ter sido melhor ainda. Qual o grande problema neste tema? Qual o problema que nunca é abordado?

    Saiba que é sempre a mesma coisa. É informado que há número gigantesco de processos: 100 milhões. É informado que há muitos recursos; e é verdade. Mas o Novo Código de Processo Civil já resolve muito o sistema recursal e os problemas do Código de Processo anterior. E o que nunca é informado? O baixo número de juízes e servidores por habitante que existe no Brasil e não existe na Europa e EUA.

    Um dos motivos para os processos serem mais ágeis na Europa é o número de juízes e servidores disponíveis aos seus habitantes que chega a ser três vezes maior do que o que existe no Brasil para cuidar do processamento e solução dos processos no Brasil. Mas isso nunca é comentado. Por quê?

    Se existe um milhão de gráficos para todos os gostos e sobre todas as coisas e se os processos no exterior são mais rápidos e eficientes, por que nõa questionar todas as causas? Por que excluímos a pesquisa dos dados de quantitativo de servidores do Judiciário e Juízes que existem nesses países em relação à sua população ou à sua quantidade geral de trabalhadores?

    É difícil.. naturalmente a abordagem e sugestão de soluções par os problemas nessa área, assim como em todas as outras área públicas e de necessidade de prestação de mais e melhor serviço público ao cidadão brasileiro, deve passar, por princípio das empresas de grande mídia, somente por veredas que não toquem em um dado essencial que é o do baixo número de servidores públicos no Brasil, pois aí a grande ladainha de que os servidores são ineficientes e incompetentes cairia por terra, assim como o mantra de privatização de todos os serviços públicos brasileiros.. como se a área privada fosse capaz de prestar tudo de forma eficiente e consoante, de uma só vez, com o interesse público e o intuito de lucro.. rsrsrsrs.

    Você fica sem essa informação, mas o Blog Perspectiva Crítica traz ela parcialmente e dentro de seus limites de produção de informação para você. Um grande motivo para a morosidade dos processos no Brasil é a falta de servidores e juízes por habitante em número idêntico ao que há nos países desenvolvidos.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui