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Aparente início do estouro da bolha imobiliária: propaganda de desconto de 35% em imóveis da Rossi

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Senhores, parece que é isso. Segunda-feira passada, dia 19/05/2014, foi a primeira vez desde sempre, e especialmente desde o ano de 2008, se vê uma propaganda em rede nacional de televisão, na Globo, inclusive, mas também na Bandeirantes, para anunciar desconto em compra de dois mil imóveis com desconto de 35%. 35%!

O que é isso? Desconto de 35% em venda de imóvel? Isso senhores é o mínimo do sobrepreço a que a construtora Rossi submeteu, pelas leis de mercado, seus antigos clientes. Agora, como avisado pelo Blog desde 2010, vizinhos que compraram tais imóveis antes da “promoção”, verão seus novos vizinhos comprando por no mínimo 35% menos o mesmo imóvel. E se a promoção fala de 35%, talvez chegue a 50%, não?

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Essa foi a primeira propaganda.. acho que a Rossi fez muito bem. Todas as outras construtoras estão com estoques altos, o que significa despesas com condomínio e IPTU. Mas todas estavam segurando ao máximo fazer promoções, pois não se pode saber como o comprador agirá… afinal, se é necessário baixar 35% hoje, é porque é melhor vender assim do que manter sem venda. E se é melhor assim, qual o limite?

Brooksfield, Cyrela, Gafisa, todas estão com estoques altos. E o que vai mandar nesta política de promoção será a necessidade de cada uma delas em diminuir seus estoques de imóveis e as respectivas despesas.. afinal, têm que correr atrás de lucros para apresentar no fim do ano. Difícil combinarem controle do sistema de promoção.. mas podem tentar.. para não gerarem a impressão de estouro de bolha imobiliária; o que se ficar perceptível irá criar bons prejuízos para as empresas…

Mas, por enquanto é isso.. o ciclo está fechando: primeiro houve grande valorização com alta demanda; depois houve diminuição das vendas e estabilização de preço no teto, agora há “promoção”… rsrsrs me parece o início de correção de preços..

A ver.

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